Dentro do seu processo de internacionalização, a Unimontes mantém parceria com a Universidade de Lublin (Polônia). O fortalecimento das ações conjuntas entre as instituições foi discutido na quinta-feira (09/04), quando o reitor professor Antonio Alvimar Souza e vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu receberam comitiva liderada pela professora doutora Ewa Bojar. A parceria foi articulada por meio do projeto de Extensão “Economia, Mercados e Internacionalização”, do departamento de Economia da Unimontes.
O intercâmbio entre a Unimontes e a Universidade de Lublin foi formalizado a partir de iniciativa do professor Francisco Diniz (de Portugal), que desenvolveu importante trabalho para incrementar o processo de internacionalização das duas instituições.
No ano passado, os professores Diogo Albuquerque e Geraldo Antonio Reis, do departamento de Economia, também estiveram na Polônia, onde representaram a Universidade em uma conferência internacional, ministrando palestras para professores, estudantes e outros convidados.
Parceria em publicações
Durante a reunião no gabinete da Reitoria – a professora Ewa Bojar visitou vários setores do campus-sede da Universidade – destacou que o intercâmbio já rendeu bons resultados, como a publicação de artigos de professores da Unimontes em periódicos da instituição polonesa. Todos os conteúdos estão disponibilizados gratuitamente na internet para professores e estudantes. Dois exemplares das obras foram entregues ao reitor Antonio Alvimar Souza.
Um dos livros, intitulado “Metodologias para as Ciências Sociais”, conta com artigo do professor Diogo Albuquerque. A obra aborda “Uma Metodologia para a Análise de Conjuntura”. Albuquerque, juntamente com o professor Geraldo Reis, elaborou o artigo “Uma análise sobre investimento direto no Brasil de 2010 a 2015”, publicado no livro “Investimento Direto”, também lançado pela instituição parceira.
“Temos um carinho especial pela Unimontes”, disse a docente polonesa Bojar, destacando que as duas universidades, “sem maiores custos”, podem atuar juntas na produção e difusão do conhecimento e na busca de soluções para problemas comuns enfrentados na Polônia e no Brasil. A Universidade de Lublin também mantém convênios de cooperação Universidade de São Paulo (USP) e as universidades federais do Pará (UFPA) e da Amazônia (UFMA).
“Para a Unimontes é muito importante a cooperação com a Universidade de Lublin. Nossa proposta é ampliar as parcerias e fortalecer o processo de internacionalização da nossa universidade”, afirmou o reitor Antonio Alvimar, ressaltando a relevância da parceria para a oferta de oportunidades de intercâmbio para os professores e acadêmicos.
A universidade norte-mineira também incrementa ações conjuntas com a instituição polonesa em outras áreas, a exemplo de programas voltados para a pesquisa científica e tecnológica, como descreve o Pró-reitor de Pós-Graduação, professor André Luiz Sena Guimarães.
Também participaram da reunião o chefe de departamento de Economia, professor Marcos Fábio Martins Oliveira, juntamente com professores e acadêmicos do curso de graduação de Economia. O encontro foi acompanhado ainda de pró-reitores e pró-reitores adjuntos, e da coordenadora do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC) e diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Maria ngela Figueiredo Braga.