Dentro do seu processo de internacionalização, a Unimontes mantém parceria com a Universidade de Lublin (Polônia). O fortalecimento das ações conjuntas entre as instituições foi discutido na quinta-feira (09/04), quando o reitor professor Antonio Alvimar Souza e vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu receberam comitiva liderada pela professora doutora Ewa Bojar. A parceria foi articulada por meio do projeto de Extensão “Economia, Mercados e Internacionalização”, do departamento de Economia da Unimontes.

O intercâmbio entre a Unimontes e a Universidade de Lublin foi formalizado a partir de iniciativa do professor Francisco Diniz (de Portugal), que desenvolveu importante trabalho para incrementar o processo de internacionalização das duas instituições.

No ano passado, os professores Diogo Albuquerque e Geraldo Antonio Reis, do departamento de Economia, também estiveram na Polônia, onde representaram a Universidade em uma conferência internacional, ministrando palestras para professores, estudantes e outros convidados. 

Parceria em publicações 

Durante a reunião no gabinete da Reitoria – a professora Ewa Bojar visitou vários setores do campus-sede da Universidade – destacou que o intercâmbio já rendeu bons resultados, como a publicação de artigos de professores da Unimontes em periódicos da instituição polonesa. Todos os conteúdos estão disponibilizados gratuitamente na internet para professores e estudantes. Dois exemplares das obras foram entregues ao reitor Antonio Alvimar Souza. 

Um dos livros, intitulado “Metodologias para as Ciências Sociais”, conta com artigo do professor Diogo Albuquerque. A obra aborda “Uma Metodologia para a Análise de Conjuntura”. Albuquerque, juntamente com o professor Geraldo Reis, elaborou o artigo “Uma análise sobre investimento direto no Brasil de 2010 a 2015”, publicado no livro “Investimento Direto”, também lançado pela instituição parceira. 

Comitiva da Universidade de Lublin liderada pela professora doutora Ewa Bojar, à direita na foto (foto: Ascom/Unimontes)
Comitiva da Universidade de Lublin liderada pela professora doutora Ewa Bojar, à direita na foto (foto: Ascom/Unimontes)

“Temos um carinho especial pela Unimontes”, disse a docente polonesa Bojar, destacando que as duas universidades, “sem maiores custos”, podem atuar juntas na produção e difusão do conhecimento e na busca de soluções para problemas comuns enfrentados na Polônia e no Brasil. A Universidade de Lublin também mantém convênios de cooperação Universidade de São Paulo (USP) e as universidades federais do Pará (UFPA) e da Amazônia (UFMA). 

“Para a Unimontes é muito importante a cooperação com a Universidade de Lublin. Nossa proposta é ampliar as parcerias e fortalecer o processo de internacionalização da nossa universidade”, afirmou o reitor Antonio Alvimar, ressaltando a relevância da parceria para a oferta de oportunidades de intercâmbio para os professores e acadêmicos. 

A universidade norte-mineira também incrementa ações conjuntas com a instituição polonesa em outras áreas, a exemplo de programas voltados para a pesquisa científica e tecnológica, como descreve o Pró-reitor de Pós-Graduação, professor André Luiz Sena Guimarães. 

Também participaram da reunião o chefe de departamento de Economia, professor Marcos Fábio Martins Oliveira, juntamente com professores e acadêmicos do curso de graduação de Economia. O encontro foi acompanhado ainda de pró-reitores e pró-reitores adjuntos, e da coordenadora do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC) e diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Maria ngela Figueiredo Braga.

Relacionadas

Hospital da Unimontes realiza Semana da Enfermagem
Museu da Unimontes exibe “Holocausto Brasileiro” no Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Acadêmicos da Unimontes visitam unidade fabril da Eurofarma em construção, em Montes Claros
Unimontes entrega Escola do Programa Profissionalizante à comunidade de Bocaiuva
Unimontes e UFMG abrem inscrições para Mestrado e Doutorado associados
CEPT Unimontes oferece oito vagas para professor de curso técnico – Inscrições seguem até dia 14