Terá início na próxima segunda-feira (13/08), com programação integral no campus-sede, o 1º Fórum Norte-mineiro de Etnomusicologia, organizado pelo departamento de Artes e o curso de Artes/Música da Universidade Estadual de Montes Claros. Haverá palestras, mesas redondas e minicursos ministrados por especialistas da própria Unimontes e de instituições do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraíba e Bahia.

O tema central do Fórum é “Etnomusicologia Brasileira: Perspectivas Teóricas e Dimensões Práticas”, que será debatido até a terça-feira (14). O principal objetivo do evento está na possibilidade de “ampliar os intercâmbios de propostas sobre a área, além de divulgar e incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas para a música”.

As atividades começam às 9 horas, sempre no auditório do prédio 2 (2º andar), com o recebimento das fichas de inscrições. Às 14 horas, o primeiro minicurso sobre “Educação Musical e Etnomusicologia: perspectivas teórico-metodológicas e implicações práticas”, com o professor doutor Luís Ricardo Silva Queiroz (Universidade Federal da Paraíba).

Às 19 horas, acontecerá a abertura oficial com a apresentação da Camerata de Violões da Unimontes, seguida na mesa redonda: “Pesquisa em Etnomusicologia no Brasil”, com os professores mestres Marco Neves (coordenador geral do evento) e Igor Coimbra, ambos da Unimontes, e o professor doutor Luís Ricardo Silva Queiroz (UFBA).

Na terça-feira (14), minicurso: Recursos Eletrônicos de Pesquisa em Música, com o professor doutor Luciano Caroso (Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia); às 14 horas, mesa redonda “Tecnologia, Tradição e Cultura: perspectivas etnomusicológicas”, com os professores doutor Luciano Caroso e Tiago Carvalho (Universidade Federal da Bahia).

À noite, antes do encerramento, apresentação de uma das principais tradições folclóricas de Montes Claros com o terno de marujos do Mestre Nenzinho, às 19 horas. Logo após, mesa redonda “Temas Emergentes para a Pesquisa Etnomusicológica Brasileira”, com a professora mestre Raiana Maciel do Carmo (doutoranda na Universidade Estadual de São Paulo) e a doutora ngela Elisabeth Lühning (UFBA).

SERVIÇO
1º Fórum Norte-mineiro de Etnomusicologia
DIAS 13 e 14 de agosto
HORÁRIOS: de 9 às 22 horas
LOCAL: auditório do prédio 2, 2º andar, campus-sede
INFORMAÇÕES: 38 3229-8241

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia