Os  professores e acadêmicos do curso de Engenharia de Sistemas da Unimontes  tiveram a oportunidade de debater as principais inovações na área, buscando ainda a interação com a comunidade em geral. Os avanços foram discutidos durante a IV Semana de Engenharia de Sistemas (IV SES) da Unimontes, realizada pelo sistema virtual, no período de 23 a 27 de agosto.

O evento foi  promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Sistemas (CAES). Além de professores e alunos dos cursos de graduação de Engenharia de Sistemas e de Sistemas de  Informação, contou ainda com a participação de docentes e acadêmicos do (mestrado)  Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGCS) da Unimontes.

Participaram ainda os professores e alunos dos cursos de Ciência da Computação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG/Montes Claros) e de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Belo Horizonte.

O professor e coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Sistemas da Unimontes, João Batista Mendes ressalta que o evento teve palestras que abordaram temas atuais como ciência de dados, pensamento sistêmico, vida artificial e  trading eletrônico (sistema de investimento automatizado).

“Tivemos também diversos minicursos promovidos pelos alunos do curso de Engenharia de Sistemas, além de dois minicursos ministrados por dois engenheiros da Embraer”, observa  o coordenador. Um dos temas abordados foi a especialização em engenharia oferecida pela fabricante nacional de aeronaves.

“A semana de Engenharia de Sistemas mostrou que o nosso curso e a Universidade não pararam na pandemia e que continuam atuantes, em plena atividade e em contato com o público”, afirmou o professor João Batista Mendes, que enalteceu o dinamismo dos professores e acadêmicos na organização do evento.

Ele salienta que, além das inovações, nas palestras e minicursos houve discussão sobre o mercado de trabalho, com a participação de representantes de empresas como a própria Embraer, do Banco BTG Pactual e A3Data (inteligência artificial), além de profissionais vinculados ao Conselho Internacional em Engenharia de Sistemas (Incose).

O presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Sistemas (CAES), Gabriel Fonte Durães, também enfatiza os bons resultados da iniciativa. “A IV Semana da Engenharia de Sistemas foi o maior evento já promovido pelo nosso Centro Acadêmicos. Tivemos mais de 200 inscrições e contamos com a participação de egressos do curso, de grandes engenheiros da Embraer e do Incose, juntamente com mestres e doutores da área da engenharia”, avalia Durães.

“Buscamos alcançar o propósito de formar acadêmicos mais preparados para o mercado de trabalho decidimos disponibilizar o evento na nossa plataforma de forma gratuita para todos”, afirma o presidente do CAES.

PALESTRAS

A IV  Semana de Engenharia de Sistemas foi enaltecida pelos participantes, como o professor Walmir Matos Caminhas, da UFMG. Ele acompanhou a palestra “Desenvolvimento de Sistemas de Trading Eletrônico”, proferida por Lucas Franklin, egresso do curso de Engenharia de Sistemas da Unimontes. “Podemos aferir a ótima  qualidade dos discentes  formados  pelo curso. Fico satisfeito, pois acompanhei a sua criação e tive a oportunidade de ministrar algumas palestras no curso”, lembra o professor Caminhas. “Achei excelentes a organização do evento e a qualidade da palestra”, completa.

A abordagem sobre o “Desenvolvimento de Sistemas de Trading Eletrônico” também foi assistida pelo empresário Antonio Fábio Andrade Santos, vice-presidente do Grupo Saga (especializado no desenvolvimento de medidores hidráulicos). “O evento foi muito enriquecedor, com conteúdo técnico de grande relevância e mostrou o nível dos alunos da Unimontes”, avaliou Antonio Fábio Andrade.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia