Acontecerá no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, neste fim de semana (21 e 22/04), o Concurso Jovem Músico, promovido pelo Instituto Cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural. Participam do concurso dois alunos do curso de licenciatura em Artes/Música da Universidade Estadual de Montes Claros: a cantora Vivia Martins de Oliveira e o pianista Thiago André Souza Ferreira, que também integram o Coral Universitário da Unimontes. Eles se apresentam  domingo.

O Programa  Jovem Músico BDMG é destinado a jovens com idade máxima de 25 anos e que estudam música erudita, sejam instrumentistas ou cantores. O concurso é promovido desde o ano 2000 pelo Instituto BDMG Cultural, que tem como meta o apoio e o estímulo ao desenvolvimento do cenário artístico e cultural do estado.

Serão selecionados 28 músicos para apresentação de recitais na Sala Juvenal Dias, da Fundação Clovis Salgado, situada no próprio Palácio das Artes e destinada exclusivamente a música de câmara. Os recitais acontecerão em datas a serem confirmadas no período de maio a novembro deste ano. Os candidatos selecionados no concurso também poderão ser convidados para apresentações em conservatórios e outros espaços culturais no interior do estado, ao longo do ano.

Além de participarem do Coral Universitário, Vivia  Martins de Oliveira e Thiago André Souza Ferreira atuam como instrutores no curso de Extensão em Música, oferecido pela Unimontes. Os dois acadêmicos participam do concurso “Jovem Músico”, contando com o apoio da gestão superior da universidade, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão. Eles são acompanhados pelos  professores Aparecida Soares (canto), Talitha Peres (piano) e pelo regente do Coral Universitário,  professor Waldir Pereira da Silva, que buscam divulgar a sua produção artística e aperfeiçoar cada vez mais seus conhecimentos musicais  e não têm medido esforços na propagação do nome da Universidade Estadual de Montes Claros no cenário artístico regional e estadual.

“Este concurso vem oportunizar aos acadêmicos o contato com diferentes gêneros musicais e o aprimoramento de suas técnicas para a execução de seu instrumento e, sobretudo a valorização de novos talentos”, afirma a professora Aparecida Soares. “Ações como esta demonstram que a Unimontes realmente contribui para a valorização da arte e da cultura”, completa a professora.