As acadêmicas Elizabete de Oliveira e Elisângela Barbosa, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (Geneses), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participaram do Simpósio Internacional sobre Demência (Rio Dementia School), realizado no Rio de Janeiro, neste mês. Um dos temas em discussão foi a prática de atividades físicas como tratamento do mal de Alzheimer.
O professor Renato Sobral Monteiro Júnior, coordenador do Geneses, destaca que o grupo foi criado com objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sobre os efeitos dos exercícios físicos na prevenção de doenças relacionadas aos idosos – e que foram discutidas no encontro internacional. O encontro aconteceu no Hotel Windsor Excelsior Copacabana.
SUPORTE
Elizabete de Oliveira é aluna do 5º período de Educação Física da Unimontes, enquanto Elisângela Barbosa é estudante do 5º período de Psicologia das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP/MOC). Elas participaram de treinamentos com pesquisadores da University College London (Inglaterra), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
O professor Renato Sobral ressalta a importância da participação das estudantes no simpósio, como oportunidade de busca de conhecimentos e o incremento dos estudos sobre as doenças que acometem idosos. “Foram discutidas questões sobre a demência e outras doenças degenerativas mais prevalentes entre os idosos. As alunas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a demência e outras doenças dos idosos para a aplicação dos conhecimentos nas pesquisas e estudos que desenvolvemos”, afirmou o coordenador.