A integração da comunidade acadêmica com as tradições regionais em um cortejo marcado pela alegria, beleza e devoção. Foi o que aconteceu no reinado de Nossa Senhora do Rosário, na manhã desta quinta-feira (16/08), dentro da programação das Festas de Agosto de Montes Claros.

O “rei” e a “rainha” foram representados por filhos de servidores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que colaborou diretamente com a organização do evento na condição de “festeira”, em comemoração aos 50 anos de existência do ensino superior na região. A instituição também organiza o evento “A Gosto da Unimontes”, que prossegue até domingo (19), no Casarão da antiga Fafil.
Veja Galeria de Fotos

O cortejo saiu da Praça Doutor João Alves, em frente ao Automóvel Clube, e passou pelas ruas Dom João Pimenta, Camilo Prates, Praça Doutor Carlos e rua Governador Valadares até a Igreja do Rosário. Durante todo o percurso, centenas de pessoas acompanharam o ritmo e a devoção dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos, que tiveram à frente o andor de Nossa Senhora do Rosário, conduzido por servidores da Unimontes.

Logo atrás dos catopês, marujos e caboclinhos, seguiu o reinado de Nossa Senhora do Rosário, dominado pela cor azul, que teve como rei João Pedro Linhares Noronha Machado, filho do professor Leonardo Linhares Drumond Machado e de Katherine Vieira Noronha. A rainha foi Priscila Maria Soares da Silva, filha da servidora técnico-administrativa Eliete Aparecida Soares Ribeiro e de Geraldo Silvano Ferreira da Silva. Várias outras crianças – filhos e filhas de servidores da Unimontes – fizeram parte do reinado.

A participação da Unimontes nas Festas de Agosto – promovidas há mais de 170 anos, foi marcada pelas presenças do reitor João dos Reis Canela e da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, acompanhados de integrantes da gestão superior, servidores técnico-administrativos, professores e alunos. A família Unimontes seguiu todo o cortejo até a entrada da Igreja do Rosário, onde foi celebrada a tradicional missa pelo padre João Batista Lopes. A celebração foi intercalada por cantos e danças dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos.

Veja Galeria de fotos

Durante a missa, depois de enaltecer a importância da devoção dos grupos participantes das Festas de Agosto e prestar homenagens às famílias do “rei” e da “rainha”, o padre João Batista Lopes fez referência à importância da Universidade Estadual de Montes Claros para a comunidade montes-clarense e regional. “Vamos pedir a Deus para que possa abençoar a Unimontes. Esta universidade é uma fonte de conhecimento, de cultura e de progresso para toda nossa região. Todos nós temos que aplaudir a Unimontes”, afirmou o padre João Batista.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia