“Tive câncer de mama em 2007. Um desafio, mas graças a Deus superado e com a ajuda de pessoas maravilhosas, especialmente, do projeto Vida da Unimontes. Superei e nasci de novo”. A servidora pública aposentada, Maria de Lourdes Andrade Fonseca, faz questão de compartilhar a experiência que teve como uma das assistidas no projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros. Juntamente com outras mulheres, ela registrou suas experiências com a doença em uma exposição inédita de fotos, com depoimentos sobre o tratamento e o resgate da autoestima. Na exposição de fotos, a mensagem vai além do registro fotográfico, evidencia a superação.

A exposição, inclusive com depoimentos das mulheres atendidas pelo projeto Vida, fez parte da programação oficial do lançamento da Campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e tratamento do câncer de mama. A solenidade foi realizada na noite dessa quinta-feira (8/10), em frente ao prédio da Reitoria, no campus-sede. Neste ano, a Universidade Estadual de Montes Claros e a Superintendência Regional de Saúde em Montes Claros alinharam as ações da campanha como parceiras oficiais no âmbito do Governo de Minas Gerais.

Maria lourdes“Há vida depois do câncer. Hoje, recebemos as protagonistas desta realidade: mulheres que enfrentaram a doença e demonstram no dia a dia que a vida continua e de forma intensa. Este é um dos objetivos do nosso projeto que completa uma década neste ano; cuidar, auxiliar na prevenção e mostrar que há caminhos após o câncer”, ressaltou a coordenadora do Projeto Vida e uma das madrinhas da campanha, professora Claudiana Donato Bauman.

MADRINHAS

O lançamento oficial foi marcado, também, pela apresentação das madrinhas da campanha. São 14 profissionais de diversas áreas, em especial da imprensa. “Fiquei muito feliz em participar da campanha mais uma vez como madrinha. A prevenção é fundamental e penso que podemos ir além, não apenas apoiar, mas produzir ações concretas. E como madrinha, quero cumprir esta missão: ir bem além e ajudar de forma mais efetiva”, afirmou a jornalista Márcia Vieira.

“Celebramos aqui o real milagre da vida. Estas mulheres atendidas pelo projeto nos mostram que há, sem dúvida, vida após o câncer. Nesse contexto, a Unimontes sente-se honrada em participar de ações tão ricas como esta: a de não só enfatizar a importância da prevenção, mas, também, direcionar caminhos para alcançar uma boa e plena saúde”, enalteceu o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que presidiu a solenidade.

Marcia Vieira“A parceria com a Superintendência Regional de Saúde reforça o compromisso da Universidade no alinhamento das ações do Governo de Minas para a execução de políticas públicas de incentivo à qualidade de vida em Montes Claros e no Norte de Minas”, completou o reitor.

A superintendente de saúde no Norte de Minas, Patrícia Afonso Guimarães Mendes explica que a proposta, a partir de campanhas públicas de grande alcance social, é de agir em diversas frentes para mostrar à comunidade a importância da prevenção. “Estamos finalizando um documento com o diagnóstico do setor e com proposições de melhoria para a saúde. Esperamos contar com a colaboração de todos”, completou, ao ressaltar o “orgulho do trabalho em conjunto com a Unimontes: uma instituição altamente séria em suas ações e comprometida com o desenvolvimento de nossa região”.