O Museu Regional do Norte de Minas, da Universidade Estadual de Montes Claros, abre para a visitação do público em geral a exposição “Amor sem Medidas”, com 21 telas de pintura a óleo da artista plástica Gilsa Florisbela Alcântara. Inspirados no “cotidiano regional, como paisagens, costumes, tradições e valores do povo sertanejo”, segundo resume a autora, os trabalhos poderão ser vistos até o dia 19 de fevereiro, com entrada franca. O Museu funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 17h30, com agendamento prévio para turmas de escolas.

Gilsa Alcântara graduou-se em Artes Visuais pela Unimontes em 1994. Concilia o lado de artista com a escrita; é autora do romance “Sangueterra”, editado pela Gráfica Editora Millennium, em 2011, e do livro “Cachoeira do Destino”, lançado em 2013. É titular da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, desde novembro último. Na Unimontes, é professora efetiva do departamento de Artes, no qual é responsável pela disciplina “Desenho”.

Sobre os novos trabalhos, a autora revela a associação que faz entre a literatura e as artes plásticas. Segundo Gilsa, a exposição “Amor Sem Medidas” é a realização de vários sonhos. A mostra compila os temas trabalhados nos livros: “são ilustrações de personagens de “Sangueterra”, “Cachoeira do Destino”, “Travessia” e “Simão Homem Diferente”, disse, ao fazer referência a outras produções pessoais.

Recentemente, também com foco no regionalismo, a artista protagonizou a I Coletânea Individual de Pintura, no Centro Cultural Hermes d Paula, em Montes Claros. Em destaque, os costumes dos gorutubanos, como são chamados os habitantes da região de Janaúba, município do Norte de Minas. O nome tem origem no rio que corta a cidade (Gorutuba).

Exposição “Amor sem Medidas”
Museu Regional do Norte de Minas
Funcionamento: terça à sexta-feira