O Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero – (In)Serto organiza, desde o seu surgimento, em 2017, grupos de estudo para debate acerca de temas caros à diversidade sexual e de gênero e às vivências dos indivíduos LGBTQIA+. Em 2021, passou a oferecer semestralmente, com inscrições abertas para pessoas da Unimontes, de outras instituições de ensino e da comunidade em geral, um grupo de estudos virtual para debate acerca de uma obra específica, com duração de cinco a sete encontros de uma hora e meia de duração cada e certificação ao final.
No 1º semestre de 2021, a obra estudada foi “Ética Bixa: proclamações libertárias para uma militância LGBTQ”, do espanhol Paco Vidarte. Cada encontro contou com cerca de trinta participantes, via Google Meet.
No 2º semestre de 2021, por sua vez, a obra estudada foi “Transfeminismo”, da professora Letícia Carolina Nascimento, livro que faz parte da coleção “Feminismos Plurais”, de Djamila Ribeiro. No último encontro, a autora participou de um encontro aberto do grupo de estudos, para uma conversa acerca dos principais pontos de seu livro. A gravação deste encontro está disponível no canal do (In)Serto no YouTube.
No 1º semestre de 2022, a obra estudada foi “Corpos que Importam”, de Judith Butler. Já no 2º semestre de 2022, estudou-se “Não vão nos matar agora”, de Jota Mombaça. Para o primeiro encontro, houve uma conversa aberta com Lux Ferreira Lima, mestre e doutore em Antropologia pela Universidade de São Paulo, que está disponível no canal do (In)Serto no YouTube. Até o final do ano, os encontros mantiveram-se exclusivamente via Google Meet.
A partir de 2023, os encontros do grupo de estudos passaram a ocorrer no formato híbrido, com encontros online via Google Meet e presenciais na sala de videconferências do CEAD (prédio 07/UNIMONTES). A obra estudada no 1º semestre de 2023 é “Sob nossa pele e com nossas vozes”, da prof.ª Marta Rovai. Também houve uma conversa aberta com a autora, que está disponível no YouTube.