Mais de 80 pessoas se inscreveram com o interesse em fazer parte do projeto do curta-metragem norte-mineiro baseado na obra do escritor Luis Fernando Veríssimo “O Encontro”. O trabalho é coordenado pela pesquisadora da Universidade Estadual de Montes Claros, Andreia Martins, do Departamento de Comunicação e Letras. Os testes serão realizados neste sábado, 30 de janeiro (sábado), de 9h às 18h, no auditório do Centro Cultural “Hermes de Paula”, de Montes Claros.

“Muitas pessoas demonstraram interesse em fazer parte do elenco e dos oitenta inscritos 40% são adolescentes. Do total, 34 candidatos foram selecionados para o teste e os demais estão cadastrados como figurantes” informou a professora. Os inscritos são de vários municípios da região do Norte de Minas e de outros estados.

Conforme a pesquisadora, além de candidatos para os papéis de protagonistas, foram registradas diversas solicitações de pessoas para atuar na equipe técnica do curta como assistente de câmera, maquiador, assistente de produção, dentre outros.

SOBRE O CURTA METRAGEM

A professora Andréia Martins teve autorização da equipe de trabalho do próprio escritor Luis Fernando Veríssimo para adaptar a obra e desenvolver o curta-metragem baseado em “O Encontro”. O aval só foi possível graças à interferência do também escritor e roteirista Fernando Bonassi, atualmente contratado pela Rede Globo de Televisão, que esteve em Montes Claros em 2013 a convite do Projeto “Cinema Comentado Cineclube”. Bonassi veio à cidade para ministrar uma oficina de tratamento de roteiros e, ao ler a adaptação da professora, se prontificou a ajudá-la com a autorização, por considerar o roteiro “redondo” – o que em linguagem de cinema significa que “está irretocável e pronto para ser filmado”.

ROTEIRO

O texto para o teste será de uma cena extraída do próprio roteiro do curta-metragem e a seleção será feita pela pesquisadora, que também assina a direção. O trabalho tem ainda a participação do profissional Samuel Reis, de Montes Claros, responsável pela direção de fotografia. O filme será produzido e dirigido por Andrea Martins, em parceria com o projeto Cinema Comentado Cineclube e a produtora de vídeo Ellefante. Outras parcerias estão sendo sondadas.

As filmagens estão previstas para iniciar na segunda quinzena de fevereiro. Informações pelo e-mail andrea.martins@unimontes.br e deacristinamartins@gmail.com e, ainda, pelos telefones (38) 9 9191-0013 e 9 9836-0013.

CURTA METRAGEM – “O ENCONTRO” DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO
Testes: 30 de janeiro (sábado)
Local: Auditório do Centro Cultural, centro de Montes Claros.
Contatos:
e-mails andrea.martins@unimontes.br e deacristinamartins@gmail.com