Prazo vai até 6 de março – Programa oferece bolsa no valor de R$ 1.100,00
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitora de Ensino, publicou o Edital 01/2025 para a pré-seleção de professores supervisores da Rede Pública de Educação Básica, interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Unimontes) na condição de formação de cadastro de reserva. O cadastro esta previsto no Edital 10/204, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC.
O preenchimento das bolsas oferecidas está condicionado à aprovação e à liberação de cotas de bolsas pela Capes/MEC em cinco subprojetos/escolas dos núcleos de Montes Claros (um da área de Educação Física e outro da de Letras/Português), Januária (da área de Pedagogia/Alfabetização), Brasília de Minas (um na área de Pedagogia/Alfabetização e Paracatu (um na área de Pedagogia/Alfabetização). O valor da bolsa é de R$1.100,00.
As inscrições poderão ser feitas no período que vai desta quarta-feira (26/02) até o dia 6 de março, pelo e-mail inscricao.pibid2024@unimontes.br. Os procedimentos para inscrição e os requisitos necessários à participação estão detalhados no link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/02/EDITAL-01.2025-PROFESSOR-SUPERVISOR.pdf.
O resultado final do processo de pré-seleção do Pibid Unimontes será divulgado no dia 14 de março. A divulgação do cadastro de professores selecionados na Plataforma Freire está prevista para 17 de março.
Prova de Títulos
O processo seletivo constará de Prova de Títulos, de caráter classificatório (com valor máximo de 100 pontos) e titulação acadêmica (30 pontos no máximo – pontos não cumulativos). Será considerado o título de maior grau; Atividades didáticas/experiência profissional – 56 pontos, no máximo. Pontos cumulativos; e Produção científica e/ou artística – 14 pontos, no máximo. Pontos cumulativos.
Pibid– Supervisor – Escola Parceira
O Pibid é um programa executado pela Capes/MEC que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência. Contribui, assim, para o fortalecimento da formação de profesores em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. Promove a inserção orientada e supervisionada dos estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica, para que realizem atividades com níveis crescentes de complexidade e autonomia docente, de acordo com a fase do curso em que se encontra cada licenciando, colaborando com o conhecimento e a vivência do seu futuro campo de atuação profissional durante toda a graduação.
Professor Supervisor é “o docente da escola parceira que integra o Projeto Institucional, responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência”.
Escola Parceira é “a escola pública de educação básica onde são realizadas as atividades do PIBID”, no sentido de disponibilizar o espaço escolar para o desenvolvimento das atividades do programa; apoiar e viabilizar a participação dos professores supervisores, dos bolsistas de iniciação à docência e dos estudantes da educação básica nas atividades do Projeto Institucional; propiciar um ambiente acolhedor aos bolsistas de iniciação à docência e supervisores para o desenvolvimento das atividades do Projeto; comunicar à CAPES sobre a ocorrência de qualquer irregularidade na execução do projeto; participar das atividades de acompanhamento e de avaliação do Programa; e promover a divulgação das ações do programa.