Servidores do Governo de Minas em atividade têm até 27 de junho para inscrever suas ideias e projetos inovadores, individualmente ou em grupo, e concorrer ao Prêmio Excelência em Gestão Pública 2013. A premiação terá três modalidades e vai pagar ao primeiro, segundo e terceiro lugar em cada uma, respectivamente, os valores de R$ 8.000, R$ 4.000 e R$ 2.000. Estagiários também podem participar e concorrer ao prêmio de R$ 1.500.

Podem participar servidores públicos em atividade na administração direta e indireta e nas empresas públicas Emater-MG, Epamig e Rádio Inconfidência, além de estagiários do Governo de Minas. Os projetos e ideias deverão ser inscritos exclusivamente no endereço eletrônico www.planejamento.mg.gov.br.

O Prêmio foi lançado em 2005 e, até hoje, já premiou mais de 80 trabalhos. A realização é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O objetivo é estimular e valorizar ideias propostas por servidores públicos que contribuam para a melhoria da prestação de serviços ao cidadão e, também, para a própria rotina interna de trabalho dos órgãos e empresas do Governo de Minas.

A premiação acontece em três modalidades: “Experiências e ideias inovadoras implementáveis”; “Experiências e iniciativas de sucesso realizadas sem auxílio técnico/ financeiro” e “Experiências e iniciativas de sucesso realizadas com auxílio técnico/ financeiro”.

Ideias colocadas em prática 
A criação do Sistema de Controle de Teto Financeiro (Siscotef), ideia premiada em 2011, está sendo absorvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) para uma plataforma web. O sistema de informação, criado pelos servidores Vânia de Freitas Drumond, Érica Tolentino Santos Drumond Gonçalves e Nilmar Paulo Fortes, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), possibilita o controle mensal dos pagamentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos municípios, com base nos atendimentos realizados nas redes hospitalar e ambulatorial. 

Com a adoção do sistema em plataforma web pela Prodemge, as Superintendências Regionais de Saúde em todo o Estado e os próprios municípios poderão acompanhar e ter transparência em relação aos recursos federais recebidos pelo SUS-MG.

Premiado com menção honrosa também em 2011, o projeto “Cálculo de Benefícios” é de autoria de Bruno de Sena Leocádio, servidor da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São João del Rei. Ele desenvolveu uma planilha por meio da qual é possível calcular uma série de benefícios de servidores públicos como biênios, quinquênios, férias-prêmio e aposentadoria. 

Até então, esses cálculos eram feitos manualmente pelos profissionais responsáveis na Superintendência e nas secretarias das escolas, num universo de 40 escolas e cerca de 2.700 servidores entre professores e pessoal administrativo. 

A planilha representa um ganho de serviço em torno de sete a dez vezes, quando comparada com o processo anteriormente feito e reduz em praticamente 85% o retrabalho do serviço, deixando todo o processo muito mais dinâmico, atraente e eficiente. 

“O custo é muito baixo e os resultados são excelentes. Atualmente, após aproximadamente três anos da implantação do Cálculo de Benefícios, todas as escolas da SRE já informatizaram o serviço de concessão de benefícios”, informa Bruno de Sena.

 

FONTE: http://www.planejamento.mg.gov.br 

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