A Unimontes recebe até esta quarta-feira (16) as inscrições para o III Seminário do Grupo PET Artes Música, uma iniciativa do Grupo PET Artes Música, vinculado à Assessoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes (PRE). A programação já começa na quinta-feira (17/6). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link. A transmissão será via YouTube, no canal oficial da Unimontes (youtube.com/unimontesmg), tendo em vista as medidas preventivas por conta do novo coronavírus (Covid-19). O formato digital do seminário acontece pelo segundo ano consecutivo.

Em sua terceira edição, o seminário abordará “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em debate na educação musical”. É direcionado aos profissionais da área da Educação e a professores, estudantes e pesquisadores da área de música.

De acordo com a professora doutora do departamento de Artes e uma das organizadoras do evento, Raiana Maciel do Carmo lembra que o objetivo é fomentar debates, reflexões e proposições acerca de diversos temas na área música, os quais estão articulados às demandas da sociedade contemporânea. O seminário contará ainda discussões em formato de mesas temáticas e minicurso.

PROGRAMAÇÃO

No dia 17/6, a partir das 19h30, a professora doutora Luciana Del-Ben (UFRGS) e o professor doutor Marcus Medeiros(UFJF) contribuirão na mesa temática “Música na BNCC: sentidos, rupturas e retrocessos”. Na tarde do dia 18/6, a partir das 14h, haverá o minicurso “BNCC e a Educação Musical: um arranjo possível”, que será conduzida pela professora doutora Cecília Cavalieri França. Este minicurso será transmitido pelo Zoom. O link será enviado, previamente, para o e-mail dos inscritos no dia do evento.

Para o fechamento do Seminário, também no dia 18/6, a partir das 19h, os docentes da rede de educação básica professora Maria Cecília da Silveira Alves (Montes Claros-MG) e professor Rodrigo Xavier (Pelotas-RS), comporão a mesa temática “BNCC e o ensino de Artes/Música: experiências da sala de aula”.

Orientações aos participantes

Durante a transmissão, a coordenação abrirá para a participação. Os inscritos poderão fazer perguntas, comentários, sugestões e críticas simultaneamente via chat. Não serão tolerados comentários ofensivos. A coordenação do seminário explica que o participante acesse as transmissões com seu nome completo como consta na inscrição.

Para a obtenção do certificado, o participante deve estar em 2/3 das atividades previstas na programação. Confira abaixo a programação completa.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente