A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizam processo de seleção para o Mestrado Profissional em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras para ano letivo de 2025. As inscrições são de graça e seguem abertas até 05 de março. Os interessados que atenderem aos requisitos exigidos no Edital devem preencher formulário eletrônico disponível no link https://jwsgestaoweb.com.br/pmmg/menu/.

A iniciativa, que ocorre por ampla concorrência e por reserva de vagas, oferece 15 vagas distribuídas pelas linhas de pesquisa: Gestão Estratégica, Inteligência Integrada em Segurança Pública e Tecnologias Inovadoras; e Ciências Policiais, Educação, Segurança Cidadã e Inovação. Serão destinadas três vagas regulares para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos), uma vaga suplementar para candidatos indígenas e uma vaga suplementar para candidatos com deficiência.

Os candidatos devem ser graduados em cursos superiores de diferentes áreas do conhecimento e
ter o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa relacionados à inovação tecnológica em Ciências Policiais. Os diplomas de conclusão do curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) deverão ser reconhecidos pelo Sistema Nacional de Educação do Ministério da Educação (Mec). Eles, naturalmente, precisam dispor de tempo para execução das atividades de ensino, de pesquisas e de inovação tecnológica que serão desenvolvidas no programa.

Documentos a serem anexados ao formulário de inscrição

Ao formulário eletrônico de inscrição deverão ser anexados, obrigatoriamente, no formato PDF e em arquivos separados, sem identificação nominal do candidato, Projeto de Pesquisa e Memorial. No caso da reserva de vagas, os candidatos negros deverão anexar a Autodeclaração de Pertencimento Étnico-Racial e da Carta Consubstanciada, com os motivos que justificam sua autodeclaração e seu pertencimento étnico-racial; os candidatos indígenas deverão inserir Declaração de Autorreconhecimento Comprobatória do Pertencimento Étnico e residência do local de origem dele mesmo, Declaração Comprobatória do Pertencimento étnico e residência assinada por três lideranças indígenas da comunidade de origem e declaração ou documento de identificação expedido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que ateste a etnia indígena à qual o candidato pertence; e os candidatos com deficiência deverão inserir a Autodeclaração da Pessoa com Deficiência.

O processo de seleção terá três etapas. A primeira será constituída de prova de Conhecimentos, com duração de quatro horas e valor de 100 pontos. A segunda etapa prevê avaliação do Projeto de Pesquisa, no valor de 50 pontos, e da avaliação do Memorial, no valor de 50 pontos, no total de 100 pontos. E a terceira etapa será constituída pela defesa oral do Projeto de Pesquisa e do Memorial, com avaliação máxima de 100 pontos.

O curso presencial será ministrado nas instalações do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (APMMG), em Belo Horizonte, por professores da Unimontes e da APMMG. A duração prevista é de 24 meses, de segunda-feira a sexta-feira, em horário noturno e, excepcionalmente, poderá haver atividades aos sábados.

Mais informações no site https://policiamilitar.mg.gov.br/site/ppgcpti.

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