A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou, nesta segunda-feira (17/02), o primeiro semestre letivo de 2025. As aulas começaram para os cerca de 9.376 alunos dos cursos de graduação ministrados no campus-sede e nos demais campi nas regiões Norte, Noroeste e no Vale do Jequitinhonha.

Foto: Ascom Unimontes

Conforme dados da Secretaria-Geral da Unimontes, iniciaram as atividades letivas nesta segunda-feira 7.900 alunos veteranos. Outros 1.776 são calouros, sendo que 1.458 ingressaram na universidade pelo vestibular próprio da instituição e outros 318 aprovados pelo Sistema de Seleçao Unificado (Sisu/Enem), do MEC. No segundo semestre, a Unimontes receberá mais 1.466 alunos aprovados pelo seu vestibular próprio.

Neste primeiro semestre, a Unimontes também iniciou as atividades docentes dos novos cursos de graduação de Cinema e Audiovisual e Farmácia, oferecidos no campus-sede, além do curso de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura, que passou a ser ofertado no campus de Bocaiuva.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, manifestou as boas-vindas aos professores e acadêmicos para o ano letivo de 2025. “Com certeza, teremos um ano com muitas realizações”, afirmou o reitor da Unimontes ao se dirigir à comunidade universitária.

Ele destacou que, ao longo do ano, a Universidade vai implementar uma série de ações e obras, visando melhorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços. Entre as obras iniciadas e em execução a serem inauguradas ao longo deste ano, ele citou o Circuito de Conhecimentos; um conjunto de laboratórios em diversas áreas (multiuso) implementado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a ampliação do Restaurante Universitário no campus-sede.

A Universidade retomou, neste mês, os serviços do Teatro da Unimontes, em fase de acabamento, também no campus-sede. No decorrer de 2025, serão executadas outras obras de reforma, ampliação e melhoria da estrutura física no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, destacando pinturas internas dos prédios dos centros de ensino, instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula e ampliação de áreas de estacionamento.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo