A Universidade Estadual de Montes Claros iniciou o processo de licitação para a compra e instalação dos equipamentos do Restaurante Universitário. Nos próximos dias, também será publicado o edital de licitação para a contratação da empresa que será responsável pela operacionalização do restaurante, construído na entrada do campus-sede, envolvendo recursos da ordem de R$ 1,3 milhão liberados pelo Governo do Estado.

Conforme a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, os equipamentos – cozinha industrial, mesas, cadeiras e utensílios – estão orçados em R$ 400 mil, recursos também viabilizados pelo Governo de Minas. A licitação será no modelo de pregão eletrônico e o processo deverá ser concluído dentro de 45 dias. Com o início do processo licitatório  para a compra de equipamentos, a reitoria da universidade agiliza os trabalhos para que o restaurante possa ser colocado em funcionamento.

A concorrência para operacionalização do Restaurante Universitário será aberta a participação de qualquer empresa do ramo de alimentação, desde que apresente os documentos exigidos. Ainda de acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão  e Finanças, logo após a divulgação do resultado, será firmado contrato com a empresa vencedora, que será responsável pelo fornecimento das refeições no restaurante do Campus-sede. Porém, a referida empresa vai receber um subsídio mensal, viabilizado com recursos do Tesouro Estadual, para tornar mais acessível o preço das refeições, atendendo a uma reivindicação dos alunos, professores e servidores técnico-administrativos.

Antiga demanda da comunidade acadêmica, o Restaurante Universitário ocupa um terreno de 1,1 mil metros quadrados (946 metros de área construída). O empreendimento terá capacidade para fornecimento de duas mil refeições/dia.

PESQUISA

Conforme pesquisa feita junto à comunidade universitária,  58% dos professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos do campus-sede manifestaram interesse na utilização permanente do Restaurante Universitário. A pesquisa foi realizada pelas empresas juniores de Estudos e Pesquisas Sociais (Datamontes) e de Economia (Economontes), com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O levantamento foi feito em atendimento à solicitação da Comissão Especial designada pela Reitoria para promover estudos e propostas das políticas e normas de regulamentação da utilização dos serviços a serem oferecidos pelo Restaurante Universitário. Foram feitas 1,4 mil entrevistas, no sistema por amostragem. O campus-sede registra  um fluxo diário de 6,3 mil pessoas.  Ainda conforme  a pesquisa, a maioria das pessoas ouvidas – cerca de 40% – pretende utilizar o estabelecimento para duas refeições (almoço e jantar) diárias.