que será inaugurado nesta quarta-feira (29/02) pelo governador Antonio Anastasia iniciará as atividades com o fornecimento de 800  a 1 mil refeições por dia. O restaurante vai fornecer refeições com preços subsidiados através de recursos assegurados pelo Governo do Estado. Inicialmente, o atendimento será voltado exclusivamente para integrantes da comunidade universitária.

O valor da refeição será de R$ 2, 50 para alunos e servidores técnico-administrativos e de R$ 4, 00 para professores e servidores terceirizados.  Os alunos, servidores técnico-administrativos e professores terão que passar por um cadastramento, através de um sistema de biometria, com o uso de catraca eletrônica para a liberação do acesso.

O cadastramento já foi iniciado, podendo ser feito no próprio RU, no horário das 8 às 20 horas. Para se cadastrarem, os alunos deverão apresentar um documento de identidade com foto e o número da matrícula enquanto os servidores técnico-administrativos (efetivos e terceirizados) e professores e   deverão apresentar o documento de identificação com foto e a matrícula funcional.

Uma das mais antigas reivindicações da comunidade universitária, a construção do Restaurante Universitário resulta de intensa mobilização da Reitoria, acadêmicos, servidores técnico-administrativos e de saúde e professores. A obra contou com investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão liberados pelo Governo do Estado. Os equipamentos – cozinha industrial, mesas, cadeiras e utensílios – também foram adquiridos com recursos viabilizados pelo Governo de Minas (R$ 400 mil).

Para a operacionalização do restaurante, por intermédio de licitação, foi contratada empresa especializada Gaúcha Alimentação Coletiva, sediada em Patos de Minas. A terceirização tornou-se necessária, tendo em vista, que,  conforme o seu regimento, a Unimontes não pode receber recursos que não sejam destinados para fins educacionais.

A qualidade da alimentação fornecida e todo processo de funcionamento serão supervisionados pela  universidade, através de uma gerência administrativa coordenada pelo servidor Ramon Acácio de Souza. Também contará com o trabalho da nutricionista Káthia Luiza Oliveira Veloso, que vai orientar e fiscalizar o cumprimento do cardápio oferecido.

O RU vai funcionar nos horários das  10h30min às 13h30min (almoço) e  das 17 às 19 horas (jantar). A nutricionista Kathia Luiza Oliveira Veloso explica que no primeiro mês de funcionamento, serão atendidas somente alunos, servidores técnico-administrativos (efetivos e terceirizados) e professores. Mas, futuramente, a proposta  é estender o atendimento aos visitantes da Universidade, que deverão pagar o valor de R$ 5,90 por refeição. Com uma área construída de 1.100 metros, o restaurante comporta 280 pessoas sentadas, tendo capacidade para o fornecimento de até 5 mil refeições/dia.

CARDÁPIO – A nutricionista Kathia Luiza Oliveira Veloso explica que o RU terá um cardápio diferenciado em cada dia da semana, que será divulgado em toda universidade. Ela informa que a refeição será servida em pratos – sem o uso do sistema de bandeijão -, contando sempre com ingredientes básicos como arroz, feijão, carne e salada. Os próprios usuários vão se servir, podendo, assim, escolher os itens de sua preferência. A pessoa terá direito a um copo de suco natural e uma sobremesa (fruta ou doce), incluídos no preço subsidiado a refeição.