Com 15 vagas preenchidas, curso terá duração de dois anos

Pesquisadores, professores e acadêmicos acompanharam a solenidade de abertura do mestrado em História, o oitavo da Unimontes (Ascom/Unimontes)

Foram iniciadas nesta sexta-feira (18), as atividades do mestrado em História, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com 15 vagas preenchidas e a duração de dois anos. O curso é o oitavo programa de mestrado próprio da Unimontes recomendado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

A aula inaugural, realizada no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do Campus Universitário), foi proferida pelo professor Ronaldo Vainfas, da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é titular da cadeira de História Moderna. Autor de vários livros sobre o período colonial, ele abordou o tema “História cultural e historiografia brasileira”. Participaram integrantes da administração superior, professores e alunos do curso de História (graduação), além dos selecionados para o novo mestrado e convidados.

Ao participar da solenidade, o reitor João dos Reis Canela destacou a importância do mestrado na produção e difusão do conhecimento, ressaltando também os avanços da universidade na área de pós-graduação Stricto sensu. “Este é um momento nobre da nossa instituição. Com a implantação dos cursos de mestrado, a Unimontes deixa de ser reprodutora de conhecimento para ser produtora de conhecimento, não somente regional, mas para o mundo”, afirmou.

Ele ressaltou também o empenho dos professores do departamento de História na criação do novo programa de pós-graduação Stricto sensu. “O mestrado em História é uma ilha de excelência, que, de forma muito direta, tem o apoio da nossa instituição”, assegurou o professor João Canela.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Osmar Pereira Oliva, também destacou a dedicação da equipe de professores envolvida no projeto que conseguiu aprovação junto à Capes/MEC. Por sua vez, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Unimontes, professora Regina Célia Lima Caleiro, ressaltou que o mestrado “contribuirá para a formação de novos historiadores”.

LINHAS DE PESQUISA

O mestrado tem como área de concentração “História Social”, contemplando a pluralidade geográfica e cronológica de objetos e a possibilidades de investigação de fontes históricas “que visam à apreensão das manifestações da intervenção humana engendrada na dinâmica dos fenômenos históricos”.

São duas linhas de pesquisa: “Cultura, Relações Sociais e Gênero” e “Poder, Trabalho e Identidade”. O corpo docente é formado por professores da Unimontes.