Sete acadêmicos beneficiados com bolsas de iniciação científica no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros foram selecionados para participar de intercâmbio em universidades do Canadá e dos Estados Unidos, dentro do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Eles estão matriculados nos cursos de Agronomia (2), Ciências Biológicas (2), Enfermagem, Odontologia e Sistemas de Informação e seguem para estudos no exterior neste segundo semestre.
O pró-reitor de Pesquisa da Unimontes, Vicente Rocha Ribeiro Júnior, explica que a Unimontes foi atendida no Programa Ciência sem Fronteiras com as vagas de intercâmbio destinadas exclusivamente para alunos inseridos na iniciação científica. “Isso é uma demonstração de que a iniciação científica abre oportunidades para que os alunos possam participar do Ciência sem Fronteiras e de outros programas de intercâmbio no exterior”, observa o pró-reitor.
Atualmente, a Universidade Estadual de Montes Claros conta com 399 alunos beneficiados com bolsas de iniciação científica, concedidas pelo CNPq, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e por outras agências de fomento. A instituição também conta com um programa próprio de incentivo à participação dos acadêmicos na investigação científica e tecnológica.
A Unimontes teve outros 17 alunos selecionados para o recebimento de bolsas – na modalidade sanduíche – para continuidade dos seus estudos em universidades estrangeiras, dentro do Programa Ciências Sem Fronteiras. O pró-reitor Vicente Rocha Ribeiro Júnior salienta que a diferença da cota institucional para os alunos da iniciação científica é o processo de seleção realizado pela própria universidade. “Como foram selecionados estudantes envolvidos e habituados com a iniciação científica, esperamos que eles tenham maior aproveitamento nas instituições estrangeiras, onde terão um respaldo muito grande para aperfeiçoar seus estudos e desenvolver as atividades de pesquisa”, destaca o pró-reitor de Pesquisa.
EXPECTATIVA DOS ALUNOS
Os acadêmicos selecionados na cota institucional da Unimontes para a Ciência Sem Fronteiras vão permanecer por um período de seis meses a um ano nas instituições estrangeiras, tendo direito a todos os benefícios do programa concedidos aos contemplados na modalidade bolsa sanduíche. Entre as vantagens oferecidas estão: bolsa mensal assegurada pelo CNPq, pagamento de passagens aéreas (ida e volta) e ainda auxílios para custeio de gastos com a moradia, alimentação e saúde.
Uma das selecionadas para o programa é Daniele Angélica Alves Vieira, 21 anos, aluna do 9º período de Odontologia da Unimontes. Natural de Bocaiúva, ela seguirá para a Universidade de Alberta (Canadá), onde vai permanecer durante um ano. “Espero ter grande proveito não somente com questões relacionadas ao curso, mas também um crescimento pessoal”, afirma Daniele, que dará continuidade à pesquisa na área de odontopedriatria.
Para a mesma instituição canadense irá o aluno Flavio Mariano Machado Mota, de 20 anos, do 6º período do curso de Ciências Biológicas. “Vou prosseguir os estudos na área de ecologia evolutiva. A minha expectativa é obter novos conhecimentos para futuros cursos de mestrado e doutorado”, declara Flavio Mota, que já desenvolve a iniciação científica na Unimontes, auxiliando os pesquisadores que trabalham com os estudos sobre a mata seca. Ele permanecerá um ano no Canadá.
A aluna Maria Izabel Costa de Novaes, do 9º período de Agronomia (campus de Janaúba) também foi selecionada pela Unimontes para o Programa Ciência sem Fronteiras e vai estudar durante seis meses na Universidade da Flórida (Estados Unidos). Maria Izabel revela que pretende aprofundar suas pesquisas na área de fitopatologia. “Acredito que, com o intercâmbio, além da oportunidade de ampliar os estudos na área de fitopatologia, irei também aperfeiçoar o conhecimento em inglês. Hoje, o mercado de trabalho exige o domínio de língua estrangeira”, comenta a acadêmica.
Também foram aprovados para o Ciências sem Fronteiras no âmbito do edital institucional da Unimontes os acadêmicos: Carlos Henrique Miranda (do curso de Sistemas de Informação) e Marco Túlio Santos Vieira (Ciências Biológicas), selecionados continuidade dos estudos na Universidade de Alberta; Rayde Luiz Fonseca ( Enfermagem), Universidade do Texas (EUA); e Cleiton Guedes Rodrigues (curso de Agronomia), selecionado para prosseguimento dos estudos na Universidade da Flórida (EUA).