A Unimontes conta, atualmente, com cerca de 500 acadêmicos envolvidos em projetos de pesquisa, além de estudantes de ensino médio de escolas públicas, como bolsistas e voluntários. A importância da iniciação científica na vida acadêmica e profissional dos estudantes será discutida hoje (9) e quarta-feira (10), durante o Seminário de Iniciação Científica, que está inserido na programação do 15º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg). A programação começará às 16h, com acesso gratuito.

O evento em formato virtual é aberto à toda comunidade acadêmica, incluindo os alunos que já estão inseridos nos programas institucionais, bem como os interessados em fazer parte das atividades de iniciação científica no âmbito da Universidade.

Coordenadora de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes, a professora Maria Alice Ferreira dos Santos ressalta a relevância do seminário: “o desafio atual da universidade é formar indivíduos capazes saber utilizar conhecimentos”, destaca. “Nesta perspectiva, a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa torna-se um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa”, acrescenta a professora Maria Alice.

PALESTRAS

Durante o Seminário de Iniciação Científica, serão proferidas palestras com abordagens de dois   temas específicos. O primeiro assunto em debate, “Formação Profissional e as experiências de Iniciação Científica”, terá a apresentação do professor e pesquisador Hercílio Martelli Júnior, vinculado ao Departamento de Odontologia da Unimontes, nesta terça-feira, a partir das 16h.

A palestra contará com a participação de quatro egressos do programa de iniciação científica da Unimontes, Aleff Neivisson Ferreira, vinculado à Universidade Federal de |Mina Gerais (UFMG), Anne Ferreira de Moura e José Dioney Soares, da própria Unimontes, além de Márcio Alves Silva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Nesta quarta-feira, às 16h, haverá a palestra “Empreendendo na Universidade: Iniciação Científica e suas possibilidades”, com abordagem pela professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, do Departamento de Economia da Unimontes. Haverá a participação da egressa de iniciação científica, Luana Costa, da Universidade de São Paulo (USP).

Serviço
Seminário de Iniciação Científica – 15º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg) da Unimontes.

Palestras:
“Formação Profissional e as experiências de Iniciação Científica”
Dia: terça-feira (09/11)
Horário: 16h
Para acessar: https://youtu.be/ih5-nVZVwGk

“Empreendendo na Universidade: Iniciação Científica e suas possibilidades” no dia
Dia: quarta-feira (10/11)
Horário: 16h
Link: https://youtu.be/qkt256lg5Qk

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro