Mais incentivos para as ações de pesquisa na Universidade Estadual de Montes Claros. Divulgado nessa terça feira (2/10), o edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROINIC) que oferece 165 novas bolsas acadêmicas nas modalidades do PIBIC/Unimontes (Fapemig) BIC-Uni, BIC-Campi e ICV. Neste primeiro momento, o edital selecionará professores que atuarão como orientadores desses bolsistas.

Podem participar da seleção os docentes com titulação de mestre e/ou doutor. As inscrições para a seleção têm início no próximo sábado (6/10) – até o dia 10/11, exclusivamente pelo portal eletrônico www.virtualmontes.unimontes.br (o acesso só é permitido mediante cadastro).

O pró-reitor de Pesquisa da Unimontes, professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, disse que a iniciação científica é de extrema importância dentro da graduação. “Esse é o primeiro passo para a formação do pesquisador”. Segundo ele, o Programa de Iniciação Científica abre também a possibilidade de o aluno explorar determinado tema com mais profundidade. “Nesse programa, o aluno aprende a desenvolver diversas metodologias no estudo científico”, observou.

INDICAÇÃO DOS ACADÊMICOS

Por sua vez, a pró-reitora adjunta de Pesquisa professora Thalita Thirza Santa Rosa esclareceu que, nos anos anteriores, as bolsas do PROINIC eram destinadas diretamente aos acadêmicos, mas que a partir deste ano, como forma de melhorar a operacionalização do sistema, “a indicação dos alunos beneficiados passa a ser feita pelos próprios orientadores após a divulgação do resultado final”.

O Programa Institucional de Iniciação Científica congrega modalidades que são financiadas por diversos órgãos de fomento. No caso específico deste edital, serão contemplados o 1) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – 130 bolsas; 2) Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unimontes (BIC-UNI), com 20 bolsas; e 3) Programa de Bolsas de Iniciação Científica para os Campi da Unimontes (BIC-Campi), com 15 bolsas.

A Unimontes, através do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (ICV), que não oferece remuneração com bolsas, disponibiliza, ainda, no âmbito desse edital, 150 vagas.

O resultado final da seleção dos orientadores será divulgado até o dia 7 de dezembro. Atualmente, 399 alunos da Unimontes estão vinculados à iniciação científica em todos os programas oferecidos pelo PROINIC. No caso específico do BIC-Campi, as bolsas contemplam os orientadores dos campi de Paracatu, Unaí, São Francisco, Pirapora, Januária, Janaúba (Pedagogia), Espinosa, Brasília de Minas, Joaíma e Bocaiuva.

LINK DIRETO: Edital do PROINIC

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia