Contabilidade, Informação e Responsabilidade. Este é o tema do XVI Seminário Norte-mineiro de Contabilidade, que o departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza entre os dias 20 e 22 de outubro. As atividades, entre palestras, minicursos, workshops e mesas redondas, acontecerão no Espaço OAB Eventos, no Bairro Ibituruna.

Podem participar acadêmicos e professores dos campi de Montes Claros e Salinas, nos quais a Unimontes oferece o curso de Ciências Contábeis, além de alunos de outras instituições de ensino superior da cidade e região e profissionais da Contabilidade e áreas afins. O público estimado pela comissão organizadora é de 400 pessoas em cada um dos três dias do evento.

A inscrição acontece por meio de um sistema eletrônico, em formulário próprio desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e pelo departamento de Ciências Contábeis. Há cobrança de taxa.

Coordenador geral do evento, o professor Josué Reis Batista Júnior, das disciplinas Contabilidade de Custos e Contabilidade Geral III, explica que a escolha do tema – “Contabilidade, Informação e Responsabilidade” – tem como objetivo trazer a discussão os reflexos das constantes alterações de normas e quais suas implicações no processo de Gestão Contábil. “Este cenário, cada vez mais, se caracteriza pela disponibilização de informações tempestivas e confiáveis.

O professor José Carlos Bispo, da Universidade de São Paulo (USP), ministrará a palestra de abertura sob o tema: “O Reflexo do Planejamento Tributário face às Normas Internacionais da Contabilidade”. Será às 19h30, no dia 20 de outubro.

No dia seguinte, acontece mais uma edição do Café com a Mulher Contabilista, com duas palestras: “Ética Profissional e as Responsabilidades para o Contador”, com a contadora Edna Mendes Hespanhol Costa, do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG); e “As Atividades Profissionais e os cuidados com a Saúde”, com a fisioterapeuta Pablyanne Ramos.

Dentre os outros temas relacionados estão “Lei 12.973/2014”, Recuperabilidade de Ativos”, “Formação de Líderes”, “Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público”, “Normas Internacionais de Contabilidade”, “Trabalhos Científicos”, “Oratória e Comunicação”, “Cálculos Financeiros relacionados com a IFRS” e “Normas do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF”.

Mais informações pelo telefone (38) 3229-8015.

TAGS:DTI