No mês de janeiro de 2023, o custo de vida em Montes Claros teve um aumento de 0,89% contra a variação de 0,32% registrada em dezembro de 2022. É o que aponta a pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), vinculado ao Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O estudo mensal tem como objetivo medir a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias de nível de renda entre um e seis salários mínimos mensais.

De acordo com o IPC/Unimontes, em janeiro, o grupo Alimentação, que tem o maior peso na composição do orçamento doméstico, apresentou um aumento de 1,54%, contribuindo com 0,54% para o resultado final do índice.

Já o grupo habitação, o segundo maior peso na composição do orçamento doméstico, teve uma elevação de 0,20% durante o primeiro mês de 2023, respondendo por 0,05% para o resultado final.
Os demais grupos componentes do custo de vida tiveram as seguintes oscilações em janeiro: vestuário (0,35%), artigos de residência (0,73%), transporte e comunicação (1,04%), saúde e cuidados pessoais (0,33) e educação e despesas pessoais (1,93%.

Valor da cesta básica em janeiro: R$ 528,44, correspondente a 40,59% do salário mínimo

Segundo o estudo do Departamento de Economia da Unimontes, em janeiro, a cesta básica do trabalhador em Montes Claros em janeiro custou R$ 528,44 e comprometeu 40,59% do salário mínimo (valor atual de R$ 1.302,0), sendo em que no mês de dezembro de 2022 o custo da cesta básica no município foi de R$ 521,34.

Após a aquisição da cesta básica, durante o mês de janeiro, restaram ao trabalhador R$ 773,56 para as demais despesas, como moradia, saúde e higiene, serviços pessoais, lazer, vestuário e transporte.
Com relação às horas trabalhadas no mês foi necessário ao assalariado desprender de sua jornada de trabalho mensal 111 horas e cinco minutos – contra 117 horas e 45 minutos do mês anterior, para adquirir os alimentos básicos à sua subsistência.

Desde outubro de 2022 a cesta básica vem apresentando aumento de preços em seus itens e isso não foi diferente em janeiro de 2023 quando variou 1,36% em relação a dezembro de 2022. Vale ressaltar que em 1º de janeiro de 2023 passou a vigorar o novo valor do salário mínimo. A correção do valor do salário mínimo de 2023 considera variação estimada de 5,81% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), no período de janeiro a dezembro de 2022, acrescida de um ganho real em torno de 1,5%.

Segundo a pesquisa, o cenário ainda é de inflação alta dos alimentos nos próximos meses. Uma das alternativas para redução desses preços seria a recomposição pelo Governo Federal dos estoques reguladores de alimentos, que foram reduzidos nos últimos anos. Com isso, teríamos um aumento da oferta de produtos em períodos de alta dos preços, estabilizando o fornecimento e consequentemente o preço final ao consumidor.

Fonte: Departamento de Economia da Unimontes

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba