Professores e pesquisadores da Unimontes e de outras instituições parceiras da Universidade terão a oportunidade de submeter artigos para uma publicação inédita. Trata-se do primeiro periódico do Departamento de Ciências Exatas, ligado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), que reunirá textos acerca do tema “Educação Matemática Debate”– nome oficial da publicação.

A revista científica é organizada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat), que congrega professores dos departamentos de Estágios e Práticas Escolares, Ciências Exatas e de Educação. A publicação quadrimestral e adotará divulgação “ahead of print” (formato definitivo de texto). Seu projeto editorial prioriza artigos científicos, inéditos no Brasil, da área de Educação Matemática e artigos que proponham diálogo entre a área e outras correlatas.

Serão aceitos para publicação artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica da Educação Matemática, podendo ser textos em português, espanhol ou inglês.

“A criação do periódico é uma importante ação para a comunidade que estuda e pesquisa temas relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, bem como os processos de formação inicial e continuada de professores que ensinam essa disciplina escolar”, ressalta o professor mestre e editor da publicação, Gilberto Januario.

E completa: “assim, por meio da revista, a Unimontes procura contribuir com a socialização de importantes discussões sobre essa área do conhecimento, oportunizando à comunidade em geral mais um veículo para que estudantes e profissionais da educação possam buscar fundamentação para problematizar e refletir sobre a investigação e o fazer pedagógico em Matemática”.

PORTAL DE PERIÓDICOS E CONSELHO EDITORIAL

O Conselho Científico é composto por pesquisadores vinculados a diferentes instituições brasileiras e internacionais, todos envolvidos com investigação sobre variados temas em Educação Matemática. “A diversidade e integração de instituições e regiões são relevantes para o progresso da ciência, uma vez que se constitui importante intercâmbio entre pesquisadores, além de oportunizar maior visibilidade para as ações desenvolvidas no âmbito da Unimontes”, avalia o professor.

O objetivo do portal de periódicos da Unimontes é elevar o nível de avaliação das produções da Universidade, sobretudo em quesitos como “quantidade de artigos”, “titulação de autores”, “artigos em idiomas estrangeiros” e a “publicação com autores de outras instituições”, dentre outros critérios. “Como instituição que tem como princípio fomentar a produção e socialização de conhecimentos para a construção de uma sociedade crítica e engajada no bem comum, a Unimontes espera contribuir com a Educação Matemática, importante área profissional e científica e, desse modo, contribuir para o estudo e a prática em Matemática”, acrescenta o professor.

Revista eletrônica Educação Matemática em Debate
Submissão de artigos para a primeira edição
Prazo: até 15 de fevereiro
Informações: www.periodicos.unimontes.br/emd