“Uma oportunidade ímpar para refletir sobre o cotidiano de nossas práticas acadêmicas e o papel da Universidade nos eixos do ensino, pesquisa e extensão. Com essas perspectivas, o Biotemas se tornou um valioso instrumento para o enriquecimento da formação acadêmica”. O comentário é do vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza, que presidiu a solenidade de abertura do 14º Fórum “Integração Universidade x Escola”, evento que acontece paralelamente ao V Congresso Biotemas na Educação Básica e à IV Mostra Científica.

A abertura oficial foi nessa segunda-feira (28/8), no auditório do prédio 6, do campus-sede, com a participação de acadêmicos, professores, pesquisadores, além de representantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio e as instituições de ensino superior que são parceiras nos três eventos.

“O Biotemas, como um conjunto de atividades, é fruto do trabalho incansável de professores do Departamento de Estágios e Práticas Escolares e do Núcleo de Estágio Curricular Supervisionado, com a adesão não menos importante de outros departamentos e centros de ensino”, ressaltou o vice-reitor.

DEZ DIAS

As atividades do projeto Biotemas começaram nessa segunda e prosseguem até seis de setembro, com extensa programação que envolve quatro escolas públicas de Montes Claros com palestras, minicursos, oficinas, exposições, mostra cientifica, mostra de profissões e estandes temáticos.

As atividades acontecem no campus-sede da Unimontes e nas Escolas Estaduais Antônio Canela, Hamilton Lopes, Francisco Lopes da Silva e Antônio Figueira.

A professora Luzimara Braz Machado, coordenadora do projeto Biotemas, destacou toda a trajetória do trabalho que já está na 14ª edição, com alcance significativo nas escolas e com envolvimento de muitos alunos e professores da Educação Básica. “Estas atividades não seriam possíveis sem o empenho de nossos professores e parceiros que compreendem a importância dessa integração entre a Universidade e Escola”, finalizou.

O evento é coordenado pela Universidade Estadual de Montes Claros como apoio do Governo de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Na solenidade de abertura, a conferencista convidada foi a pesquisadora Irene Karaguilha Ficheman, doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, numa palestra sobre “Projetos de Pesquisa e Feira de Ciências em Engenharia na Educação Básica”.

Ao longo dos três eventos serão realizados 198 minicursos/oficinas, com o envolvimento direto de aproximadamente 600 universitários. Além dos alunos da Unimontes, participam os estudantes de outras instituições da cidade: Funorte, Facit, Fasi, Instituto Federal do Norte de Minas, UFMG, Faculdades Pitágoras e Faculdades Santo Agostinho. O público-alvo, entre alunos, professores e diretores das quatro escolas estaduais parceiras do projeto, é de três mil pessoas.

TEMAS – Dentre os temas relacionados para as exposições estão “Sustentabilidade (Recicláveis)”, “A carreira nas Ciências Agrárias”, “Relação Terra e Lua”, “Transgênicos”, “Construção Civil”, “Alimentação Saudável”, “Conhecendo a Grande BH”, “Nutrição”, dentre outros.

Organizados pelos acadêmicos, com supervisão de professores, os minicursos e oficinas abordam temas áreas como “Plantas Medicinais”, “Lixo como Adubo”, “Jogos Teatrais”, “Química na Cozinha”, “Micro propagação”, “Sexualidade na Pré-Adolescência”, “Cavernas”, “Abalos Sísmicos”, “Planejamento Urbano”, “Música e História”, “Inglês através da Música”, “Reaproveitamento de alimentos”, “Literatura de Cordel e o Ensino Religioso”, “Solos do Sertão”, “Hortas Urbanas”, “Bioinformática”, “Conservação de Flores e Folhas”, “Antibióticos: vilão ou mocinho?”, “Intolerância Religiosa”, “DSTs”, “Eletricidade Básica”, Eletrotemas” e “Arborização Urbana”.