A chegada ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimnontes) ficou mais fácil. Foi inaugurada, na noite de quinta-feira (23/01), a ponte sobre o canal do Córrego Vieira, na Avenida José Corrêa Machado, que facilita o acesso ao Campus Universitário.


A “ponte da Unimontes” foi construída pela Prefeitura de Montes Claros, com a parceria do Governo do Estado. A gestão superior contribuiu para viabilizar o projeto.


A solenidade de inauguração, presidida pelo prefeito Guilherme Guimarães, contou com a presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. O evento teve a participação do deputado federal Delegado Marcelo Freitas, dos deputados estaduais Arlen Santiago e Gil Pereira, de vereadores, secretários municipais e de diversas outras autoridades.


A nova ponte sobre o Córrego Vieira, na Avenida José Corrêa Machado, interliga as ruas Benedito Helvécio Guimarães (Bairro Melo), e Santo Antônio (Bairro Todos Santos). O local recebe, diariamente, um grande fluxo de veículos, sobretudo, nos horários de pico de acesso à universidade. A obra foi iniciada na gestão do ex-prefeito Humberto Souto.


A construção da “ponte da Unimontes” facilita o acesso à universidade e melhora a mobilidade e a fluidez no trânsito entre os bairros Todos Santos e Melo. A partir de agora, o trânsito na ponte entre as ruas Tupis e São Paulo passa ter mão única, no sentido Todos Santos/Melo. A nova ponte também tem mão única, no sentido Melo/Todos Santos.


Ao participar da solenidade de inauguração, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, destacou a importância da ponte por permitir a melhoria da mobilidade na cidade e facilitar o acesso aos campus-sede da universidade, beneficiando diretamente os professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e visitantes da instituição.


Ele lembrou que a gestão superior participou diretamente dos trabalhos para a viabilização da obra, encaminhando pleito à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) para liberação das vigas e sustentação da ponte. O pedido foi encaminhado por intermédio do deputado estadual Arlen Santiago.


“Juntamente com a Prefeitura de Montes Claros, agradeço imensamente ao Governo do Estado por ajudar a viabilizar esta obra. Os nossos agradecimentos ao governador Romeu Zema, ao vice-governador Mateus Simões e a toda a equipe de governo”, assegurou o professor Wagner de Paulo Santiago.


“Fico muito feliz de participar da inauguração da primeira obra da gestão do prefeito Guilherme Guimarães e pelo fato da obra em questão ser a ponte da Unimontes”, afirmou o reitor, enaltecendo a importância da parceria da instituição com a Prefeitura de Montes Claros.


Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Guimarães enalteceu a relevância da nova ponte por melhorar o trânsito e a mobilidade na área urbana e por facilitar o acesso à Unimontes. Ele também destacou a importância da Universidade, na qual é professor efetivo. “A Universidade é responsável pela transformação de Montes Claros”, declarou.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes