Mais espaço, novos equipamentos, incremento na estrutura física e melhor prestação de serviço à população regional. O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros, vive uma nova fase. Investimentos e melhoria na prestação de serviços para a população atendida, que foram entregues oficialmente em solenidade de inauguração na manhã desta sexta-feira (30/11), de três importantes obras: Serviço de Tomografia, Maternidade Maria Barbosa, refeitório do Centro de Referência “Mais Vida” de Assistência à Saúde do Idoso (CRASI), além das novas instalações da Farmácia Central e reformas de unidades anexas.

As obras estruturantes foram viabilizadas com recursos da ordem de R$ 2.958.34,13, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Grupo Alfastar Participações. O vice-reitor, Antonio Alvimar Souza, participou da solenidade, que contou com as presenças do deputado estadual Carlos Pimenta e da secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta.

O superintendente do HU,José Otávio Braga Lima, fez um balanço dos oito anos gestão. Segundo ele, em meio a tantos desafios, o Hospital alcançou investimentos da ordem de R$ 20 milhões em infraestrutura física, aquisição de equipamentos, recursos humanos e gestão.

“Estas e outras conquistas são extremamente essenciais para a promoção do cuidado com a vida, por meio do ensino, da pesquisa e da assistência só foram possíveis graças ao esforço, união, dedicação e comprometimento dessa grande equipe, que faz do HU um hospital de todos, a cada dia melhor, mais humano, com olhar voltado para o futuro da saúde e qualidade de vida do nosso povo”, ressaltou.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que também pertence ao corpo clínico do HUCF como infectologista, enfatizou o trabalho coletivo dos médicos, pesquisadores, professores, servidores e toda equipe do HU.

“A atuação da equipe se traduz diretamente em melhoria no atendimento do Hospital, que é 100% SUS para toda região do Norte de Minas. Assim, com um trabalho sério,a dedicação e o esforço conjunto conseguimos transformar o HU. Alcançamos a marca de 95% de aceitação entre a comunidade beneficiada pelos serviços oferecidos”, pontuou.

Homenagens HUCF1 2018

O reitor lembrou, ainda, que este é um dos últimos atos solenes presididos enquanto dirigente superior da Unimontes. “Ao servir a gestão pública durante oito anos à frente da Reitoria, destaco a versatilidade, a eficiência e a humanidade com as quais a superintendência e as diretorias conduziram os passos do Hospital Universitário na direção de um futuro bem melhor”, conclui.

OS NOVOS SERVIÇOS OFERECIDOS

As melhorias contemplam a reforma do setor de imagem para implantação do serviço de Tomografia Computadorizada, equipamento de última geração, que dá continuidade ao processo de modernização do parque tecnológico e atualização do serviço de diagnóstico por imagem.

Para modernizar a atual estrutura da Maternidade Maria Barbosa e proporcionar conforto e comodidade aos pacientes e acompanhantes, o setor recebeu uma ampla reforma, com melhoria das instalações do Bloco Obstétrico. A unidade conta com 30 leitos.

Os principais serviços realizados foram recuperação de acabamentos de paredes e tetos, reforma de portas e recepção e posto de enfermagem da internação, adequação dos banheiros e área de conforto dos plantonistas. A obra contemplou, ainda, a troca de bancadas dos quartos, instalação de armários planejados e sistema de aquecimento e abrandamento de água.

Com a proposta de oferecer aos idosos e acompanhantes assistidos um ambiente adequado às refeições durante o atendimento prestado pelo CRASI, o Centro “Mais Vida” ganhou um amplo e confortável refeitório.

A obra, viabilizada com doações do Grupo Alfastar Participações, consistiu na ampliação da atual lanchonete e cafeteria. Além da instalação de um ambiente adequado para a realização das refeições e uma sala de espera, os serviços contemplam, ainda, a reforma dos sanitários.

A Farmácia Central também passou por obras de revitalização, com melhores condições de trabalho e de atendimento, com espaço adequado ao acondicionamento e dispensação de medicamentos: troca de piso, pintura e revestimento das paredes e de teto, além da readequação do espaço físico, serviços que agregam modernidade, conforto e segurança à estrutura do setor.

SESSíO DE HOMENAGENS

Durante a solenidade, o reitor da Unimontes recebeu homenagem especial por parte dos gestores do Hospital Universitário em agradecimento ao trabalho realizado. Os diretores também homenagearam o superintendente do Hospital e o servidor Márcio César Antunes dos Santos Júnior.

CRESCIMENTO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A prestação de serviços na área de saúde é uma crescente no maior município do Norte de Minas, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF –, o único genuinamente público em Montes Claros e em vasta região geográfica do Estado, com atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HUCF passou por uma verdadeira transformação no período de dezembro de 2010 a dezembro de 2018.

Por ano, o HU realiza aproximadamente 540 mil procedimentos médico-hospitalares, entre exames, consultas, cirurgias e outros serviços. Entre as obras de melhoria física e de ampliação, destacam-se a construção do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), Clínica Médica (25 leitos), Clínica de Saúde Mental (20 leitos), construção do Bloco E, que concentra no mesmo espaço todas as diretorias, gerências e setores de apoio, novo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), elevador porta-macas do prédio do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN).