A contribuição do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Social (PPGDS) para a discussão das questões relacionadas ao progresso e à melhoria das condições de vida do Norte de Minas foi enaltecida em solenidade da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na manhã dessa quinta-feira (16/03). O evento marcou a defesa da 100ª dissertação de mestrado, no auditório do prédio 3 do campus-sede.

Participaram integrantes da gestão superior, professores, mestrandos e ex-alunos do Mestrado em Desenvolvimento Social, que foi o primeiro programa de pós-graduação Stricto sensu próprio implantado pela Unimontes, criado em 2004.

A 100ª dissertação, intitulada “Amados e Amaros – a trajetória histórica, social e política de uma comunidade quilombola na garantia do direito a um território”, foi defendida pela aluna  Maria Ester Santana Silveira Nascimento, que teve seu trabalho aprovado com louvor. O trabalho apresenta o histórico de uma família de remanescentes de escravos que tenta, na Justiça, reaver as terras quilombolas na zona rural de Paracatu (MG). A orientadora foi a professora Luci Helena Silva Martins.

ESSÊNCIA

“O Mestrado em Desenvolvimento Social, pela essência do seu próprio compromisso, mostra a contribuição da universidade com o desenvolvimento das regiões onde está inserida”, destacou o pró-reitor de Pós-Graduação, Osmar Pereira Oliva, que representou o reitor João dos Reis Canela no evento. Ele enalteceu o envolvimento de todos os professores, servidores técnico-administrativos, alunos e ex-alunos do programa.

A pró-reitora de Ensino, Anete Marília Pereira, que faz parte do corpo docente do mestrado em Desenvolvimento Social, destacou que o curso representou uma grande conquista não somente para a Unimontes, mas para toda comunidade regional. Ela ressaltou que com criação do programa, professores da universidade e outros profissionais não precisaram mais de se afastar da região para a melhor capacitação. “Os professores e alunos desse mestrado construíram uma grande história na nossa instituição”, disse.

O coordenador do PPGDS, professor Gilmar Ribeiro dos Santos, lembrou das dificuldades que tiveram de ser superadas para a implantação do Mestrado em Desenvolvimento Social. “Foram enfrentadas barreiras até pelo fato de a Unimontes ser uma universidade sediada no interior”, observou o coordenador, recordando os passos dados para o início das atividades do programa. Por outro lado, enfatizou que o curso foi o ponto de partida para o avanço da pós-graduação Stricto sensu na Unimontes, que, atualmente, já conta com nove mestrados próprios e um doutorado, na área de Ciências da Saúde.

JUÍZA FOI PRIMEIRA MESTRE PELA UNIMONTES

Juíza de Direito Solange XavierUma das participantes na solenidade foi a primeira mestre formada pela universidade em Desenvolvimento Social, a juíza Solange Procópio Xavier, que, atualmente, responde pela Comarca de Francisco Sá  (42 quilômetros de Montes Claros). “Para mim, foi muito orgulho e satisfação ter concluído o mestrado em Desenvolvimento Social e ter sido a primeira mestre formada pela Unimontes”, declarou a magistrada, que entrou para o Judiciário há três anos.

Natural de Montes Claros, Solange Procópio Xavier, além do curso de Direito, concluiu o curso de Letras pela Unimontes. “Esta universidade faz parte de minha história. Por isso, fiz questão de deixar minha atividade na cidade vizinha para vir aqui participar dessa solenidade”, declarou.