“Esse evento demonstra a importância da formação de médicos na Universidade”. A observação foi feita pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, durante a solenidade de abertura da I Jornada de Clínica Médica, na noite dessa quinta-feira (10/11), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Participaram professores, acadêmicos, residentes e outros profissionais da área da saúde, além de estudantes de outras instituições de ensino superior. Esteve presente, também, o secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Édson Souza Guerra, dentre outras autoridades e convidados.
O evento é uma iniciativa do setor de Residência de Clínica Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, com o objetivo de debater novas técnicas da medicina e da profissão médica, além de fomentar a troca de experiência e a atualização do desenvolvimento técnico e científico. O tema central da jornada é “O papel do clínico na medicina atual”. A jornada estende suas atividades até este sábado (12).
O professor João Canela enalteceu recente pronunciamento da presidente da República Dilma Rousself anunciando a implementação de novas políticas públicas na área da saúde que solidificam a estrutura da rede de proteção dos serviços médicos oferecidos à população. Ressaltou também a divulgação por parte de fonte governamental da implantação de mais oito escolas médicas no País até 2012.
“O Norte de Minas possui três escolas médicas, dentre as quais a Unimontes, mas precisamos de mais médicos que sejam identificados com as políticas de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse. Nesse particular, frisou que “a universidade e o HU têm formado bons profissionais, tendo como ponto de destaque o seu compromisso com a ética e a renovação e adequação do conhecimento”. Frisou, ainda, a qualidade dos programas oferecidos pela Residência de Clínica Médica do Hospital Universitário (HUCF) “que busca a formação de profissionais de qualidade e competentes, além de compromissados com a realidade regional”.
“MENOS INTERNAÇÕES” – Na oportunidade, o secretário Geraldo Edson, também médico egresso da universidade e ex-diretor do HU, cumprimentou os organizadores da jornada pela oportunidade dos debates. Ele enfatizou os trabalhos desenvolvidos pela Unimontes, através do HU, “na formação de profissionais de qualidade na área de saúde”, salientando que “quando se tem um bom clínico receitamos e internamos menos pacientes”.
Por sua vez, o coordenador da I Jornada de Clínica Médica da Unimontes, Levindo Tadeu de Figueiredo Dias, observou que “o evento integra o projeto de renovação da Residência de Clínica Médica do HUCF visando a excelência na formação do profissional médico”. Ele fez questão de destacar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela universidade em conjunto com a Residência de Clínica Médica do HU “na formação de clínicos que atendam aos anseios da população”.
PROGRAMAÇÃO – Na sequência, foi realizada a conferência de abertura, pelo professor Reginaldo Aparecido Valácio, ex-presidente da Comissão de Residência Médica de Minas Gerais e supervisor de Clínica Médica do Hospital Odilon Behrens, de Belo Horizonte. Ele abordou o tema “O papel do clínico na medicina atual”, enfocando assuntos como o perfil e as perspectivas profissionais.
A jornada terá prosseguimento nesta sexta-feira (11), a partir das 8 horas, com a realização de mesas-redondas e palestras sobre temas diversos, dentre elas, “Manifestações neurológicas no paciente com Aids”, prevista para 15 horas. O tema será abordado pelo reitor João dos Reis Canela, também professor do curso de medicina da instituição nas áreas de clínica médica, doenças infecciosas e parasitárias, bioética e ética e deontologia médica.
Paralelamente, no hall do prédio 6 do campus-sede, ocorrerá a mostra dos trabalhos científicos, que permanecerá exposta até sábado (12). Para o dia seguinte (sábado), a programação oficial estabelece a realização de outras mesas-redondas e palestras. O encerramento ocorrerá às 17 horas, com a mesa-redonda “Conversa com o cardiologista: o que há de novo para o clínico?”, coordenada pelo médico Dílson Aldelo Barbosa.