A atuação da mulher cada vez mais destacada na produção e na difusão do conhecimento, assim como em outras áreas, foi enaltecida na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em clima de celebração, na manhã desta sexta-feira (15/01). Foi realizada a entrega do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência 2024, promovido e organizado por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa.

A cerimônia aconteceu no Salão dos Conselhos (prédio da reitoria). O prêmio foi conferido a três pesquisadoras, sendo homenageadas outras oito pesquisadoras atuantes em diferentes áreas científicas (ciências biológicas e da saúde, agrárias e da terra, exatas e tecnológicas e sociais aplicadas).

Todas as pesquisadoras homenageadas pelo Prêmio Mulheres de Destaque na Ciência. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Elas foram indicadas pelos seus próprios pares e avaliadas por uma comissão especial da premiação, que teve como objetivo estimular e dar visibilidade às mulheres que Unimontes que contribuem significativamente para a solução dos grandes desafios da humanidade por meio da ciência, tecnologia e inovação.

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha (representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago) e pela pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso. O evento contou com as presenças de outros integrantes da gestão superior da Unimontes com ampla participação de docentes e de pesquisadoras, das premiadas e homenageadas, bem como de seus familiares, servidores, acadêmicos e convidados.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O vice-reitor Dalton Caldeira Rocha destacou a importância da participação das mulheres na investigação científica e tecnológica e em outras ações que contribuem para a melhoria da sociedade. Ele destacou que o Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência, instituído pela Unimnontes, efetiva três ações fundamentais em prol das mulheres: garante a elas a visibilidade, promove a conscientização da sociedade sobre os desafios que ainda são enfrentados pelas mulheres como a desigualdade salarial, a violência doméstica e a dificuldade de acesso à educação e a saúde; e estimula outras mulheres a também a aproveitar suas potencialidades e a lutar pela igualdade de gênero.

“A realização pela Unimontes do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência em março, o mês da mulher, é uma forma de incentivar as mudanças e promover a igualdade de gênero. Essa premiação inspira muitas outras pessoas a entrarem na luta por um mundo mais juto e igualitário”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha. “A universidade não tem a missão de somente de realizar as ações, mas também o papel de dar bons exemplos. E com esse prêmio, a universidade dá um importante exemplo de conscientização pela valorização das mulheres”, pontuou o vice-reitor.

A pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, salientou que o Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência 2024 tem como objetivo mostrar atuação feminina na pesquisa científica. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

No mesmo contexto, a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, salientou que o Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência 2024 tem como objetivo mostrar atuação feminina na pesquisa científica e também valorizar a mulher. “Temos que mostrar que nós, mulheres, somos especiais e essenciais e todos os setores”, afirmou a pró-reitora.

Ela ressaltou a relevância da atuação das mulheres na universidade, não somente na pesquisa, mas também em outras áreas como o ensino, extensão e gestão. “As mulheres trabalham e esforçam na universidade da mesma forma como se dedicam às suas famílias”, enfatizou a professora Maria das Dores Magalhães Veloso.

Ainda durante o evento, a profesora Cláudia de Jesus Maia, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGH), ministrou a palestra “Mulheres nas Ciências”.

Pesquisadores premiadas e homenageadas

As três vencedoras do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência 2024 da Unimontes são as professoras e pesquisadoras: Fábia Magali Santos Vieira (área de Ciências Humanas e Educação Tecnológica), vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, Categoria Pesquisadora Sênior; Desirée Sant`Ana Haikal (área de Ciências da Saúde), Categoria Pesquisadora Sênior, do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde; e Ester Liberato Pereira (área de Ciências Humanas), Categoria Pesquisadora Jovem, dvinculada ao Departamento de Educação Física e do Desporto e ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH).

As oito pesquisadoras homenageadas na edição 2023 do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência foram professoras: Janine Freitas Mota (Ciências Exatas e da Terra/Categoria Pesquisadora Sênior), Elytania Veiga Menezes (Ciências Biológicas/Categoria Pesquisadora Sênior), Thallyta Maria Vieira (Ciências Biológicas/Categoria Pesquisadora Sênior), Carla Silvana de Oliveira e Silva (Ciências da Saúde /Categoria Pesquisadora Sênior) Cristina Andrade Sampaio (Ciências da Saúde /Categoria Pesquisadora Sênior), Andréia Márcia Santos de Souza David (Ciências Agrárias/Categoria Sênior), Karla Veloso Coura (Ciências Sociais Aplicadas/Categoria Sênior) e Naiara Vieira Silva Ivo (Ciências Sociais Aplicadas/Categoria Pesquisadora Jovem).

Durante a solenidade de premiação, foi apresentado um vídeo-documentário com depoimentos de todas as pesquisadoras premiadas e homenageadas, destacando também as suas carreiras acadêmicas e os trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito da Unimontes.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +