A atuação da mulher cada vez mais destacada na produção e na difusão do conhecimento, assim como em outras áreas, foi enaltecida na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em clima de celebração, na manhã desta sexta-feira (15/01). Foi realizada a entrega do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência 2024, promovido e organizado por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa.
A cerimônia aconteceu no Salão dos Conselhos (prédio da reitoria). O prêmio foi conferido a três pesquisadoras, sendo homenageadas outras oito pesquisadoras atuantes em diferentes áreas científicas (ciências biológicas e da saúde, agrárias e da terra, exatas e tecnológicas e sociais aplicadas).
Elas foram indicadas pelos seus próprios pares e avaliadas por uma comissão especial da premiação, que teve como objetivo estimular e dar visibilidade às mulheres que Unimontes que contribuem significativamente para a solução dos grandes desafios da humanidade por meio da ciência, tecnologia e inovação.
A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha (representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago) e pela pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso. O evento contou com as presenças de outros integrantes da gestão superior da Unimontes com ampla participação de docentes e de pesquisadoras, das premiadas e homenageadas, bem como de seus familiares, servidores, acadêmicos e convidados.
O vice-reitor Dalton Caldeira Rocha destacou a importância da participação das mulheres na investigação científica e tecnológica e em outras ações que contribuem para a melhoria da sociedade. Ele destacou que o Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência, instituído pela Unimnontes, efetiva três ações fundamentais em prol das mulheres: garante a elas a visibilidade, promove a conscientização da sociedade sobre os desafios que ainda são enfrentados pelas mulheres como a desigualdade salarial, a violência doméstica e a dificuldade de acesso à educação e a saúde; e estimula outras mulheres a também a aproveitar suas potencialidades e a lutar pela igualdade de gênero.
“A realização pela Unimontes do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência em março, o mês da mulher, é uma forma de incentivar as mudanças e promover a igualdade de gênero. Essa premiação inspira muitas outras pessoas a entrarem na luta por um mundo mais juto e igualitário”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha. “A universidade não tem a missão de somente de realizar as ações, mas também o papel de dar bons exemplos. E com esse prêmio, a universidade dá um importante exemplo de conscientização pela valorização das mulheres”, pontuou o vice-reitor.
No mesmo contexto, a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, salientou que o Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência 2024 tem como objetivo mostrar atuação feminina na pesquisa científica e também valorizar a mulher. “Temos que mostrar que nós, mulheres, somos especiais e essenciais e todos os setores”, afirmou a pró-reitora.
Ela ressaltou a relevância da atuação das mulheres na universidade, não somente na pesquisa, mas também em outras áreas como o ensino, extensão e gestão. “As mulheres trabalham e esforçam na universidade da mesma forma como se dedicam às suas famílias”, enfatizou a professora Maria das Dores Magalhães Veloso.
Ainda durante o evento, a profesora Cláudia de Jesus Maia, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGH), ministrou a palestra “Mulheres nas Ciências”.
Pesquisadores premiadas e homenageadas
As três vencedoras do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência 2024 da Unimontes são as professoras e pesquisadoras: Fábia Magali Santos Vieira (área de Ciências Humanas e Educação Tecnológica), vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, Categoria Pesquisadora Sênior; Desirée Sant`Ana Haikal (área de Ciências da Saúde), Categoria Pesquisadora Sênior, do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde; e Ester Liberato Pereira (área de Ciências Humanas), Categoria Pesquisadora Jovem, dvinculada ao Departamento de Educação Física e do Desporto e ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH).
As oito pesquisadoras homenageadas na edição 2023 do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência foram professoras: Janine Freitas Mota (Ciências Exatas e da Terra/Categoria Pesquisadora Sênior), Elytania Veiga Menezes (Ciências Biológicas/Categoria Pesquisadora Sênior), Thallyta Maria Vieira (Ciências Biológicas/Categoria Pesquisadora Sênior), Carla Silvana de Oliveira e Silva (Ciências da Saúde /Categoria Pesquisadora Sênior) Cristina Andrade Sampaio (Ciências da Saúde /Categoria Pesquisadora Sênior), Andréia Márcia Santos de Souza David (Ciências Agrárias/Categoria Sênior), Karla Veloso Coura (Ciências Sociais Aplicadas/Categoria Sênior) e Naiara Vieira Silva Ivo (Ciências Sociais Aplicadas/Categoria Pesquisadora Jovem).
Durante a solenidade de premiação, foi apresentado um vídeo-documentário com depoimentos de todas as pesquisadoras premiadas e homenageadas, destacando também as suas carreiras acadêmicas e os trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito da Unimontes.