O município de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, já desenvolve ações no âmbito do Programa Interdisciplinar de Ampliação dos Saberes – Bioeducar –, executado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com planejamento para os próximos 12 meses, a iniciativa consiste em intervenções na realidade social da comunidade com projetos educacionais, culturais, socioeconômico e de meio ambiente – e com a formação de agentes multiplicadores.

Somente neste município, de acordo com coordenadora do projeto Bioeducar, professora doutora Jussara Maria Carvalho Guimarães, as ações da Unimontes contemplarão aproximadamente 300 pessoas direta e indiretamente. “O plano de ação do Bioeducar em Joaíma contemplará as áreas de Serviço Social, Meio Ambiente e Educação”, adiantou a coordenadora.

Ainda de acordo com a professora Jussara Guimarães, os cursos de formação, serviços e oficinas – e demais intervenções – do Bioeducar serão dirigidos aos professores e servidores das redes estadual e municipal de educação e dos setores social e ambiental. “Os alunos do ensino médio e fundamental também estarão inseridos no plano de ação, como em projetos de educação ambiental e em pesquisas sobre a cultura local”, acrescentou.

SOLENIDADE

Jussara Bioeducar

Coordenadora Jussara Guimarães durante a implantação do Bioeducar

A implantação do Bioeducar em Joaíma foi oficializada em solenidade realizada no último dia 20, no núcleo avançado da Unimontes naquele município. O prefeito Donizete Lemos esteve presente e destacou a importância da Unimontes para Joaíma e para a região do Vale do Jequitinhonha. “As ações do Bioeducar são propositivas para o desenvolvimento de nosso município e, por isso, colocamos nossa equipe gestora à disposição para sua realização”, disse.

Também estiveram presentes a primeira-dama Amanda Torres Bastos e o vice-prefeito Aristeu Fernandes, os secretários municipais de Educação (Márcia Cristina Marinho) e de Agricultura e Meio Ambiente (Anílson Soares), professores e diretores das escolas municipais, assistentes sociais, acadêmicos e professores do curso de Matemática da Unimontes ministrados no município, além de pesquisadores e coordenadores do Bioeducar.

O Bioeducar é uma proposta financiada pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com recursos da ordem de R$1.186.913,22. Além de Joaíma, os trabalhos já foram iniciados em Pompéu, região central de Minas Gerais. Pedra Azul, também no Vale do Jequitinhonha, também receberá o programa. A implantação será estabelecida a partir da definição da sede do projeto.