“Os desafios para a política pública urbana local e regional”. Este é o tema central do III Colóquio Cidade e Região, aberto na manhã desta segunda-feira (09/09), no campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O impacto da mineração no Norte de Minas é outro assunto discutido no evento, que prossegue até esta terça-feira (10/09), com a participação de pesquisadores, professores e estudantes de Geografia e áreas afins. A promoção é do departamento de Geociências por meio do Laboratório de Estudos Urbanos e Rurais e o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Geografia Rural.

Ao presidir a solenidade de abertura, realizada no auditório “Mário Ribeiro da Silveira” (prédio 6), o reitor João dos Reis Canela destacou a importância de se discutir novas estratégias para planejamento urbano e enalteceu o papel da universidade na abordagem do tema. “Temos que repensar a concepção urbana e a formação de espaços, sensibilizar nossos acadêmicos e outros atores sociais no sentido de melhorar a organização social e espacial”, afirmou. A cerimônia contou também com a presença da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, que é mestre e docente do departamento de Geociências.

mesadehonra destaque

Reitor João Canela e vice-reitora Maria Ivete de Almeida (D) durante abertura oficial

Ainda na oportunidade, a professora Iara Soares de França, presidente da comissão organizadora do Colóquio, explicou as metas do evento, juntamente com a professora Anete Marília Pereira. “O objetivo do III Colóquio Cidades e Região é fomentar o desenvolvimento de políticas públicas que remete a importância do planejamento urbano”, enfatizou.

[+] Galeria de Fotos

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Roberto Luís de Melo Monte-Mor, que integra o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele abordou a “Importância e Perspectivas do Planejamento Urbano e Regional em Espaços Urbanos não Metropolitanos: algumas experiências”.

PROGRAMAÇÃO

A apresentação de trabalhos em pôsteres é uma das atrações do colóquio, das 13 às 14 horas, nos dois dias de evento – prédio 2. Estão previstos também minicursos e oficinas temáticas (14 às 18 horas) e exposição de pôsteres (18 às 19 horas), também no hall do prédio 2.

Nesta segunda-feira, às 19 horas, acontece a mesa-redonda sobre o tema “Planejamento Regional no Norte de Minas: uma visão a partir da implantação de empreendimentos minerários”, com abordagem pelo professor Roberto Luis de Melo Monte-Mor. Nesta terça-feira, a partir das 8 horas, serão discutidos “Os impactos da mineração no Norte de Minas Gerais”, com a participação do professor Rômulo Soares Barbosa (Departamento de Ciências Sociais), de Rafael Macedo Chaves, analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e dos técnicos Carlos Alberto Dayrell e Elizeu José de Oliveira, do Centro de Agricultura Alternativa (CAA) do Norte de Minas.

ProfessoraIarasoares destaque

Professora Iara Soares França, coordenadora do evento

Também nesta terça-feira, às 19h30, haverá a mesa-redonda “Cenários do desenvolvimento regional norte mineiro”, com a participação das professoras Anete Marília Pereira (departamento de Geociências/Unimontes), Simone Narciso Lessa (departamento de História/Unimontes) e Andrea Vieira Arruda, do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho.

Serviço:

Evento:
III Colóquio Cidade e Região
Onde acontece: Auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6)
Salas e auditórios do prédio 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH), Campus da Unimontes
Dias: 9 e 10 de setembro
Informações: departamento de Geociências – (38) 3229-8238