“Discutindo a Educação em um Espaço de Inclusão”. Este é o tema central do III Seminário do Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento foi aberto oficialmente na noite dessa segunda-feira (24/10), em solenidade presidida pelo reitor João dos Reis Canela.

A programação prossegue até esta quarta-feira, no auditório e salas do prédio 2 (campus-sede), com palestras e oficinas para os professores das redes municipal e estadual de ensino de vários municípios do Norte de Minas. A iniciativa é do departamento de Educação e da Pró-Reitoria de Ensino. Paralelamente, acontece o “I Encontro de Professores do Atendimento Especializado (AEE)”, com a participação de docentes e alunos da Unimontes e de representantes de vários municípios da região.

Na solenidade de abertura, o reitor João Canela destacou a importância do conhecimento na inclusão de pessoas portadoras de deficiência e a indispensável contribuição da bioética no processo de inclusão social. “A produção de conhecimentos, a partir da superação de limitações, é um recurso para a melhoria da qualidade de vida”, observou o reitor. Ele parabenizou “a equipe de professores, acadêmicos e voluntários do Nusi/Unimontes pelo trabalho de excelência na facilitação de aprendizado para os alunos especiais”.

AMPLIAR TERRITÓRIOS

Durante a abertura oficial, a coordenadora do Nusi professora Simone Maria Oliveira Azevedo Rocha destacou as duas promoções como de maior importância social, “uma vez que o território do Norte de Minas é bastante amplo e, como o tema é novo, é relevante a troca de experiência entre as entidades e os profissionais da área”.

Ela ressaltou que o evento busca também conhecer o trabalho inclusivo realizado no âmbito da Universidade e a troca de experiências entre professores de outros municípios do Norte de Minas, “para debater questões da inclusão nas instituições educacionais, especialmente na rede pública”.

Ainda no primeiro dia do seminário, o público assistiu à peça teatral “Fazendinha da Solidariedade”. Em seguida, aconteceu a palestra “A formação do professor para o atendimento educacional especializado e as salas de recursos multifuncionais”, proferida pela professora-doutora Marilete Geralda da Silva (Universidade Federal do Maranhão).

Também participaram do evento o diretor do Centro de Ciências Humanas, professor Antônio Wagner Veloso Rocha, a acadêmica voluntária do Nusi Viviane de Fátima Lopes, e o pároco da Igreja São Sebastião, Valdomiro Soares Machado (Frei Valdo), além de alunos, professores e convidados.

Mais informações sobre o evento e serviços oferecidos pelo Nusi pelo telefone (38) 3229-8196 ou pelo email nusi@unimontes.br.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia