A Universidade Estadual de Montes Claros realiza nos dias 6, 7 e 8 de novembro, o III Seminário de Iniciação Científica Petcre/Ciências da Religião. A iniciativa é do departamento de Filosofia, em parceria com o curso de Direito da instituição, com o objetivo principal de promover o debate de questões relacionadas às diferenças religiosas à luz do direito. O seminário tem como tema central “Religião e Direito: reflexões acerca das diferenças”.

Na programação, palestras, grupos de trabalhos, minicursos e mesas-redondas com a participação dos alunos do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (Petcre). As atividades serão desenvolvidas nos auditórios dos prédios 1 e 2 do campus-sede e paralelamente, acontecerá o V Encontro de Ciências da Religião. A solenidade de abertura oficial será no dia 6, às 19 horas, no auditório do prédio 2, com a palestra “Religião e Estado Democrático de Direito”, com o promotor Felipe Caires.

“Vivemos uma sociedade plural, repleta de diferenças, inclusive, no campo religioso. Só que as religiões estabelecem moral e costumes e, ao mesmo tempo, esbarram em limites de legalidade”, observou o professor Luiz Eduardo de Souza Pinto, um dos coordenadores do evento. “Isso é o que vai estar no centro das discussões do encontro”, observou.

No dia 7, à tarde, acontece a mesa-redonda “Fé e Bioética”, com depoimento da acadêmica Isadora Alkmin e comentários dos professores Josué Edson Leite, Admilson Prates e Alexander Cordeiro Teixeira. À noite, no mesmo local, uma mesa-redonda debate o tema “Religiões e Diferença Colonial”. Participam os professores Padre Antônio Alvimar Souza e Cristina Borges. Luiz Eduardo de Souza será o mediador.

O seminário será encerrado na noite do dia 8, no auditório do prédio 1 (CCBS) com a exibição do vídeo experimental “Estado Laico, Fé e Direitos Humanos”.

SERVIÇO
III Seminário de Iniciação Científica Petcre/Ciências da Religião
“Religião e Direito: reflexões acerca das diferenças”
Dias 6, 7 e 8 de novembro
Campus-sede
Abertura: “Religião e Estado Democrático de Direito”, com o promotor de justiça Felipe Caires.
Informações: (38) 3229-8237

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia