A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), realizou a terceira edição da Feira do Livro Lido em Januária, no dia 28 de novembro. A iniciativa, sediada na Escola Estadual de Boa Vista, marca a conclusão de um projeto de dissertação, intitulado “Tertúlia literária dialógica da obra ‘Minha vida com Boris’: ler com os olhos de ver, ouvidos de ouvir, mãos de sentir e perceber”, conduzido pela mestranda Vanessa Costa de Melo, sob orientação da professora Maria do Socorro Vieira Coelho, vinculada ao Departamento de Letras da Unimontes.
A III Feira do Livro Lido foi feita com os estudantes do sétimo ano do ensino fundamental e reuniu a comunidade escolar e local para que os alunos compartilhassem conhecimentos adquiridos com base no estudo da obra “Minha Vida com Boris”, de Thays Martinez, que narra a história de uma jovem com deficiência visual e sua relação com seu cachorro guia, Boris.
A pesquisa que culminou na realização do evento foi dividida em duas fases, integrando os pilares de educação, pesquisa e extensão. Na primeira fase, chamada “Tertúlia literária dialógica: hábitos de leitura e construção coletiva de significados”, os alunos participaram de leituras dialogadas ao longo do primeiro semestre do ano, concluídas em setembro. “O objetivo foi incentivar o gosto pela leitura literária e fomentar a formação de um hábito contínuo de leitura”, afirma Vanessa Costa.
A segunda fase, “Dialogismo e inclusão social na literatura – deficiência visual”, abordou o conhecimento sobre a deficiência visual, explorando aspectos históricos, educativos, culturais e sociais. Temas como legislação, acessibilidade e integração foram trabalhados, com a literatura sendo destacada como uma importante ferramenta de conscientização e inclusão.
O evento contou com a participação ativa dos estudantes, que organizaram e apresentaram sete banners temáticos relacionados aos tópicos abordados na pesquisa. Cada grupo, sob a orientação de um líder, preparou a exposição por meio de ensaios e discussões com as professoras. Além disso, os alunos foram responsáveis pela decoração e recepção do público, recebendo orientações sobre postura, comportamento e oratória.
Para a professora Vanessa Costa, a experiência, que superou expectativas, reafirmou o potencial transformador da educação pública e a importância de iniciativas que integram ensino, pesquisa e extensão. Citando a educadora Magda Soares, ela destacou que “toda criança pode aprender a ler e escrever”, ressaltando que projetos como a Feira do Livro Lido são essenciais para tornar esse ideal uma realidade.
A defesa da dissertação de mestrado de Vanessa Costa está prevista para abril de 2025, consolidando o impacto das atividades realizadas na escola e na comunidade.