A partir desta quinta-feira (25/09), a Universidade Estadual de Montes Claros sedia o III Congresso Internacional de Educação e Inovação, o principal evento acadêmico e científico da instituição, que prossegue até sábado (27/09), com mais de 5 mil inscritos. A abertura oficial marcada para esta quinta-feira, às 19 horas, será presidida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago e contará com a presença do secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro. Ele apresentará a conferência “Uma Jornada de superação: como reencontrar o bem-estar após um marco na vida”.
Após conferência de abertura, a professora Rosy Mary dos Santos Isaias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordará o tema “Trajetórias de uma Pesquisadora Negra PQ 1A: padrão ou exceção?”.
O congresso tem como tema central “Qualidade de vida e bem-estar: conectando grupos, pessoas e comunidades”, com terá uma extensa programação, com palestras, oficinas e minicursos. Foram aprovados 2.081 trabalhos acadêmicos a serem apresentados durante o evento.
As atividades serão desenvolvidas nos diversos espaços e prédios do campus-sede, com as palestras concentradas no Teatro Universitário, que também sediará a cerimônia de abertura. Estão previstas ainda ações no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) e no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), em Montes Claros, além das demais unidades da Unimontes no Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Confira a programação no site do congresso: https://congresso.unimontes.br/.
O coordenador geral do congresso internacional, professor Rogério Othon Teixeira Alves, também pró-reitor de Extensão da Unimontes, destaca que o tema central do evento contribuiu para o expressivo número de inscritos. “Em sua terceira edição, o congresso conta um tema de alto interesse público, que é a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Isso com certeza colaborou para o crescimento do número de pessoas inscritas no evento”, afirma o professor Rogério Othon. Ele reforça ainda que “o Congresso Internacional da Unimontes foi pensado para todas as pessoas que acreditam na força da educação e da tecnologia para construir uma sociedade mais acolhedora e saudável.”
As atividades do congresso estão organizadas em diferentes áreas do conhecimento, entre elas Alimentação e Nutrição, Arte, Cultura e Espiritualidade, Bem-Estar no Trabalho, Educação e Desenvolvimento Pessoal, Esporte, Lazer e Saúde, Saúde Física e Mental, Saúde Pública e Políticas de Bem-Estar, Sociedade e Comunidade, Sustentabilidade e Ambiente e Tecnologia e Bem-Estar.
Um dos destaques da programação é a presença de seis conferencistas estrangeiros, oriundos da Colômbia, Chile, Argentina, Espanha e França. Entre eles, o renomado economista Benjamin Coriat, professor Emérito da Universidade Sorbonne (Paris), reconhecido internacionalmente por suas publicações nas áreas de economia do trabalho, competitividade, inovação e propriedade intelectual. Nos últimos anos, Coriat tem se dedicado a estudos sobre direitos de propriedade e bens comuns, com foco no antropoceno e nas implicações da ideologia proprietária. Sua trajetória acadêmica é marcada pela produção científica inovadora, rigorosa e comprometida com a transformação social.
O III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes tem como patrocinadores o Governo de Minas Gerais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).