Evento será realizado no período de 25 a 27 de setembro
O III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) alcançou a marca de 5 mil inscritos. Foram aprovados 2.081 trabalhos a serem apresentados durante o evento, que será realizado no período de 25 a 27 de setembro, com tema central “Qualidade de vida e bem-estar: conectando grupos, pessoas e comunidades”.

O coordenador geral do congresso internacional, professor Rogério Othon Teixeira Alves, também pró-reitor de Extensão da Unimontes, destaca que o tema central do evento contribuiu para o expressivo número de inscritos. “Em sua terceira edição, o congresso conta um tema de alto interesse público, que é a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Isso com certeza colaborou para o crescimento do número de pessoas inscritas no evento”, afirma o coordenador e pró-reitor de Extensão.
Ela salienta que a comissão organizadora do congresso deste o início do ano letivo de 2025, começou um trabalho de divulgação do colóquio junto toda a comunidade acadêmica. Além disso, a coordenação facilitou a participação dos acadêmicos, franqueando as inscrições dos alunos contemplados pelo Programa Estadual de Política Estudantil (PEAES) e dos bolsistas de iniciação científica voluntários.
“O Congresso Internacional da Unimontes foi pensado para todas as pessoas que acreditam na força da educação e da tecnologia para construir uma sociedade mais acolhedora e saudável”, enfatiza o professor Rogério Othon.
O evento terá uma extensa programação, com palestras, oficinas e minicursos. As atividades serão desenvolvidas nos diversos espaços e prédios do campus-sede, com as palestras concentradas no Teatro Universitário. Estão previstas ainda ações no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) e no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), em Montes Claros; e nas demais sedes campi da Unimontes no Norte, Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha.
A abertura oficial do encontro está marcada para o dia 25, às 19 horas, tendo como convidado o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro. Ele vai apresentar a conferência “Uma Jornada de superação: como reencontrar o bem-estar após um marco na vida”. A professora Rosy Mary dos Santos Isaias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai abordar o tema “Trajetórias de uma Pesquisadora Negra PQ 1A: padrão ou exceção?”.
O III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes tem como patrocinadores o Governo de Minas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
Palestrante da Sorbonne
O III Congresso Internacional de Educação e Inovação terá com um dos destaques a presença de seis conferencistas estrangeiros, da Colômbia (2), Chile, Argentina, Espanha e da França. Um dos convidados internacionais do evento é o economista Benjamin Coriat, professor Emérito da Universidade Sorbonne (Paris). Ele é reconhecido internacionalmente por suas publicações nas áreas de economia do trabalho (debate sobre as alternativas ao taylorismo/fordismo/ohnoísmo), economia industrial (estudos sobre competitividade e inovação) e propriedade intelectual.
Nos últimos anos, Coriat tem se dedicado a estudos sobre direitos de propriedade e bens comuns com ênfase na discussão sobre o antropoceno, a ideologia proprietária e suas implicações. Um elemento central de seu percurso profissional é a produção científica inovadora, rigorosa e comprometida com a transformação social.

UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES – ARGENTINA

UNIVERSIDAD CATOLICA DE TEMUCO – CHILE

Université Sorbonne Paris-Nord / Centre d’Économie Paris-Nord – FRANÇA

Escuela Colombiana de Rehabilitación – ECR – COLÔMBIA

Universidad del Valle – COLÔMBIA

Vall Hebrón Instituto de Investigación (VHIR) – ESPANHA