Organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Colóquio Michel Foucault chega à 3ª edição em 2017, com o tema central “Vidas Precárias no Contexto da Biopolítica”. A programação está prevista para os dias 28, 29 e 30 de novembro, organizada pelo Grupo de Pesquisa “Pensamento Contemporâneo”, do Departamento de Filosofia, em parceria com a coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em História.

As inscrições poderão ser feitas até esta sexta-feira (10/11), pelo site do evento, para palestras, mesas redondas, conferências e comunicações livres voltadas para professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados, tanto da Unimontes como de outras instituições de ensino e pesquisa. Participam profissionais da Unimontes e das Universidades Federais do Paraná, de Minas Gerais, de Ouro Preto e de Uberlândia.

Conforme os organizadores, o III Colóquio Michel Foucault abre espaço para pensar o estado atual das vidas que se encontram sob o risco da morte pela política contemporânea neoliberal. Abre ainda a perspectiva de debate a partir de outros autores como Giorgio Agamben, Judith Butler e Hannah Arendt sobre algumas questões relacionadas ao estudo do fascismo, racismo e guerras.

Confira

Ainda de acordo com a organização, “o colóquio se dedica a uma questão urgente: vidas precárias que circulam pelas ruas das cidades, verdadeiras populações flutuantes, muitos sem lugar, sem casa, sem trabalho, sem presente nem futuro”.

III Colóquio Michel Foucault
“Vidas Precárias no Contexto da Biopolítica”
Quando: 28 a 30 de novembro de 2017
Onde: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes