éticas e estética”. Este é o tema do I Simpósio Nacional de Filosofia aberto nessa segunda-feira (17/06) e que prossegue até a próxima sexta-feira (21/06) na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento que acontece no auditório do prédio 2, é organizado pelo departamento de Filosofia e pelo Grupo de Pesquisa em História da Filosofia.

A proposta é discutir o conceito de subjetividade na política, na ética e na estética constituído na história da filosofia. Também são abordadas pesquisas desenvolvidas na universidade, no âmbito do departamento de Filosofia.

Na programação constam conferências de professores de diversas instituições renomadas como a Universidade de São Paulo (USP) e as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (Ufop) e Goiás (UFG). Participam professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de outras áreas do conhecimento.

Na abertura, segunda-feira à noite, o tema “Como pintar o corpo sem órgãos? Francis Bacon e a lógica da sensação” foi abordado pela professora Cíntia Vieira, da UFOP. O professor Alex Fabiano Jardim, da Unimontes, coordenou os debates.

Nesta terça-feira à tarde, acontece a sessão de comunicações das áreas de Filosofia Política Contemporânea. A programação prevê para a noite discussão sobre o tema “Pensar Nietzsche a pensar a partir de Nietzsche: contribuições para uma filosofia contemporânea”, com o conferencista Edmilson Paschoal, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Nesta quarta-feira, a partir das 20 horas, debate dos temas “Figurações do sujeito: Descartes, Husserl e Merleau-Ponty” e “Bérgson e a experiência mística”, com o palestrante Claudinei Aparecido, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As atividades prosseguem quinta-feira à noite, com discussões dos temas: “Foucault e o cuidado de si: conversações com Nietzsche” e “Modernidade política: da relação entre política e economia em Hannah Arendt e Michel Foucault”. A abordagem será do professor Renarde Freire, da UFMG.

A programação será encerrada na sexta-feira à noite com a conferência “Da subjetividade à vida: Deleuze e aquilo que nos força a ser”. O tema será enfocado pelo professor Eládio Constantino Craio, da PUC/PR.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia