A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove, a partir desta quarta-feira (15/08), o I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes, que prossegue até sexta-feira (17/08). O evento tem cerca de 800 inscritos, contando com 409 trabalhos em comunicação oral e 150 trabalhos no formato de pôster a serem apresentados. 

A solenidade oficial de abertura está marcada para às 19h, na quadra 1 do Campus Universitário. Será proferida a palestra “Espaços e Tempos da Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos no Brasil”. O tema será abordado pelo professor Jerry Adriani da Silva, da Universidade Federal de Minas (UFMG).

O I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes é realizado pela Unimontes, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino e do Departamento de Educação. O evento visa articular o compartilhamento de pesquisas e o desenvolvimento de atividades com foco em temáticas da diversidade, junto a grupos de pesquisadores da Unimontes,envolvidos na graduação e pós-graduação.

Objetiva, ainda “sensibilizar toda a comunidade científica e acadêmica, por meio das interações grupais, para um olhar diferenciado e apurado diante de cada tema tratado, bem como pretende complementar o trabalho/formação do professor para o desenvolvimento de suas ações na perspectiva inclusiva”.

Na programação, constam minicursos, palestras e mesas redondas, com as presenças de renomados professores e especialistas de diversas universidades brasileiras e estrangeiras.

Na sexta-feira (17), haverá a apresentação dos trabalhos científicos, na forma de comunicação oral, nas salas de aula dos prédios 1, 2 e 3 do campus-sede, onde funcionam, respectivamente, os Centros de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Ciências Humanas (CCH) e Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Os trabalhos em pôsteres serão expostos no espaço de convivência, entre os prédios 1 e 2 do campus.

Foram definidos os seguintes eixos temáticos para a a apresentação dos trabalhos científicos na perspectiva da Diversidade, Formação e Saberes docentes: Educação e Regimes de Conhecimento Indígena; Educação do Campo; Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos; Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência; Gênero e Diversidade Sexual; Pessoas com Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD`s); Ensino Superior: Formação e Saberes Docentes.

SERVIÇO:

I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes

Data: 15 a 17 de agosto

Local: campus-sede da Unimontes

Programação completa:  http://cied2018.galoa.com.br/br/node/1386

 

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia