Foi prorrogado para o dia 30 de junho o prazo para inscrição de trabalhos (comunicação oral e pôsteres) para submissão no I Congresso Internacional de Educação (CIED), que discutirá “Diversidade, Formação e Saberes Docentes”. Prazo encerraria no dia 15.

Compartilhar estudos e fomentar a interação entre grupos de pesquisa sob a perspectiva inclusiva e a diversidade são alguns dos objetivos traçados para análise e debate durante o CIED. O evento é organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do Departamento de Educação e da Pró-Reitoria de Ensino, com programação entre os dias 15 e 17 de agosto, no campus-sede.

Poderão participar alunos dos cursos de graduação de pós-graduação Lato sensu, mestrados e doutorados, além de docentes, especialmente dos cursos de Licenciatura, pesquisadores e professores da Educação Básica.

Os eixos temáticos são: “Educação e Regimes de Conhecimento Indígena”, “Educação do Campo”, “Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, “Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência”. “Gênero e Diversidade Sexual”, “Pessoas com Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD`s)” e “Ensino Superior: Formação e Saberes Docentes”.

Confira

As inscrições para as demais atividades, entre as quais palestras, conferências, minicursos e mesas redondas serão abertas em 15 de julho.

Outra meta para o evento é analisar as limitações encontradas pelas instituições brasileiras na oferta dos cursos de Licenciatura, sobretudo no processo complementares de formação do futuro professor.

PARCEIROS

I Congresso Internacional de Educação: “Diversidade, Formação e Saberes Docentes” – CIED – é uma realização da Unimontes, Ministério da Educação (MEC), Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Governo Federal, Governo de Minas Gerais e do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP/Capes). São parceiras as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMF), da Bahia (UFBA), de Juiz de Fora (UFJF) e de Uberlândia (UFU), além da Universidade de Trás-os-Montes e Alto D’Ouro (UTAD), de Portugal e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

No âmbito da Unimontes, são parceiros na realização o Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi), Projeto de Apoio Psicológico e Orientacional (PAPPO), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Núcleo de Desenvolvimento, Pesquisa e Inclusão (Comviver), Coletivo (In) Serto, Laboratório “É Do Campo” e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Unimontes). com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

Paralelamente, serão realizados mais cinco eventos: VI Seminário do Nusi/Unimontes:“Diálogos na Formação do Professor e a Pessoa com Deficiência”; IV Seminário “Diálogos Universitários” do PAPPO; II Colóquio “Educação e Saúde” do GEPEDS; IV Encontro do “Professor da Atenção Educacional Especializada (AEE) das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) – Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp) – e o I Seminário Subprojetos Pedagogia Educação Inclusiva – PIBID.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia