A capacitação dos servidores e a melhoria dos processos de gestão, com o objetivo de assegurar a boa receptividade e a qualidade da assistência oferecida à clientela e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além do bom funcionamento de todos os setores do hospital. Esses são os principais objetivos da proposta de capacitação contínua, iniciada quarta-feira (05/02), no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), por meio do projeto “Gestão do Atendimento”.

A iniciativa é do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) do Hospital Universitário, que pretende ainda ampliar o serviço de humanização e a qualidade do serviço prestado no âmbito hospitalar. Vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o HUCF oferece atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo SUS.

Serão capacitados todos os servidores do HUCF que fazem o primeiro contato com os usuários: porteiros, recepcionistas e atendentes. O projeto “Gestão do Atendimento” terá cinco módulos, que serão desenvolvidos ao longo deste ano: “Processos e Interação de Equipes”, “Redesenhado Processos”, “Mudanças de Cenários”, “Inteligência Emocional x Atendimento com Excelência” e “Efeito Borboleta”.

Responsável por apresentar o primeiro módulo da capacitação, a psicóloga Vanucci Leccioli Campos abordou o tema “Desenvolvimento de pessoas na área da saúde. “É importante valorizar essa proximidade com quem está lá na ponta, que recebe e faz o primeiro contato com os usuários. Os servidores precisam ser ouvidos. Devemos insistir nos treinamentos. A gestão do HUCF está correta em oportunizar aos servidores o redesenho de processos”, destacou.

“Por meio do NDH e outros projetos, buscamos desenvolver pessoas profissionalmente e avaliar o comportamento cada indivíduo. Os treinamentos são importantes para auxiliar no trabalho e nas relações interpessoais, bem como o público (usuários) que nos procura diariamente”, reforça a técnica universitária Dalila Ferreira Santana, do Departamento Pessoal do HUCF.

Técnica universitária do Departamento Pessoal do HUCF, Dalila Ferreira Santana
Fotos: Ascom/HUCF

NDH

O NDH/HUCF foi implantado em 2019 e visa estabelecer metodologias para a realização das ações de capacitação dos servidores e lideranças. São objetivos do NDH: garantir a capacitação contínua por meio de planos de desenvolvimento individual constantes, monitorar os resultados, apoiar didaticamente as lideranças na realização de treinamentos que promovam a capacitação e aperfeiçoamento contínuo dos servidores; alinhar os treinamentos institucionais entre todas as áreas setoriais, respeitando as especificidades de cada área; e incentivar a criação de um ambiente organizacional que valorize a cultura da educação continuada.

Nesse primeiro momento, as capacitações envolvem a liderança do HUCF, como gestores e supervisores das diversas áreas a partir de consultoria externa. As oficinas são realizadas sempre em dois dias da semana. O objetivo é atender as escalas de trabalho e plantão de todos os servidores. A previsão é que os módulos encerrem em dezembro.

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