A capacitação dos servidores e a melhoria dos processos de gestão, com o objetivo de assegurar a boa receptividade e a qualidade da assistência oferecida à clientela e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além do bom funcionamento de todos os setores do hospital. Esses são os principais objetivos da proposta de capacitação contínua, iniciada quarta-feira (05/02), no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), por meio do projeto “Gestão do Atendimento”.

A iniciativa é do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) do Hospital Universitário, que pretende ainda ampliar o serviço de humanização e a qualidade do serviço prestado no âmbito hospitalar. Vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o HUCF oferece atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo SUS.

Serão capacitados todos os servidores do HUCF que fazem o primeiro contato com os usuários: porteiros, recepcionistas e atendentes. O projeto “Gestão do Atendimento” terá cinco módulos, que serão desenvolvidos ao longo deste ano: “Processos e Interação de Equipes”, “Redesenhado Processos”, “Mudanças de Cenários”, “Inteligência Emocional x Atendimento com Excelência” e “Efeito Borboleta”.

Responsável por apresentar o primeiro módulo da capacitação, a psicóloga Vanucci Leccioli Campos abordou o tema “Desenvolvimento de pessoas na área da saúde. “É importante valorizar essa proximidade com quem está lá na ponta, que recebe e faz o primeiro contato com os usuários. Os servidores precisam ser ouvidos. Devemos insistir nos treinamentos. A gestão do HUCF está correta em oportunizar aos servidores o redesenho de processos”, destacou.

“Por meio do NDH e outros projetos, buscamos desenvolver pessoas profissionalmente e avaliar o comportamento cada indivíduo. Os treinamentos são importantes para auxiliar no trabalho e nas relações interpessoais, bem como o público (usuários) que nos procura diariamente”, reforça a técnica universitária Dalila Ferreira Santana, do Departamento Pessoal do HUCF.

Técnica universitária do Departamento Pessoal do HUCF, Dalila Ferreira Santana
Fotos: Ascom/HUCF

NDH

O NDH/HUCF foi implantado em 2019 e visa estabelecer metodologias para a realização das ações de capacitação dos servidores e lideranças. São objetivos do NDH: garantir a capacitação contínua por meio de planos de desenvolvimento individual constantes, monitorar os resultados, apoiar didaticamente as lideranças na realização de treinamentos que promovam a capacitação e aperfeiçoamento contínuo dos servidores; alinhar os treinamentos institucionais entre todas as áreas setoriais, respeitando as especificidades de cada área; e incentivar a criação de um ambiente organizacional que valorize a cultura da educação continuada.

Nesse primeiro momento, as capacitações envolvem a liderança do HUCF, como gestores e supervisores das diversas áreas a partir de consultoria externa. As oficinas são realizadas sempre em dois dias da semana. O objetivo é atender as escalas de trabalho e plantão de todos os servidores. A previsão é que os módulos encerrem em dezembro.

TAGS:Gestão

Relacionadas

Montes Claros começa 2025 com aumento no custo de vida – Cesta básica sobe 4,16%
Unimontes promove II Simpósio Internacional Língua(gem), Ação e Reflexão (SILAR) – Inscrições abertas
Chamada da Fapemig prevê 30 milhões para propostas de Unimontes e Uemg
CEPT Unimontes prorroga inscrições até 18 de fevereiro para cursos Pronatec
Macacos de Minas Gerais atingem estágio de evolução da pedra lascada
Unimontes divulga lista de segunda chamada do SISU