O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promoveu o “Sofá Delas”. Iniciativa da Assessoria Jurídica da unidade, no contexto do Agosto Lilás, o evento reuniu, quarta-feira (20/08), mulheres de diferentes áreas para discutir temas como violência contra a mulher, assédio e trajetórias femininas. O encontro foi mediado pelas advogadas Theresa Bethônico, socióloga do HUCF/Unimontes e referência em combate à violência contra a mulher, e Deylane Freitas, assessora jurídica do HUCF/Unimontes e professora universitária, às 8h30min, no auditório do HUCF.

Convidadas

Entre as convidadas estiveram presentes Karine Maia, delegada Especializada de Atendimento à Mulher em Montes Claros; Laís Santiago, médica oncologista e pastora; Jéssica Martins, procuradora-geral do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) e membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero e Violência da Unimontes; e Priscila Batista, secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Montes Claros.

Além da troca de experiências, o “Sofá Delas” proporcionou momentos de integração, que incluiu sorteio de brindes e café de confraternização. O objetivo foi fortalecer ainda mais o ambiente de acolhimento e empoderamento.

Sofá Delas e Agosto Lilás

O “Sofá Delas” é espaço de escuta, informação e fortalecimento coletivo, que reforça a importância da união e conscientização no combate à violência contra a mulher.

O Agosto Lilás é uma campanha do Governo Federal para conscientizar sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, realizada durante o oitavo mês do ano. O objetivo principal foi discutir a respeito da violência que abrange diversas formas, como a física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, e de intensificar a implementação de medidas de proteção às mulheres. A campanha também possui a meta de divulgar a Lei Maria da Penha e outros mecanismos de combate à violência doméstica. A cor lilás é utilizada como símbolo da campanha e ressalta a importância de denunciar e combater a violência de gênero.

Relacionadas

Presidente da Fapemig anuncia aprovação de Centro de Excelência de Pesquisa em Saúde na Unimontes
Inscrições para Vestibular Próprio da Unimontes terminam hoje
“Eles com Elas pela Vida” – Entrega de kits da corrida realizada pelo hospital da Unimontes é amanhã
 Qualidade do curso de Direito da Unimontes é destacada em sessão de homenagem na Câmara Municipal de Montes Claros
Hospital da Unimontes reúne profissionais da saúde e acadêmicos em palestra no âmbito do Setembro Amarelo
III Congresso Internacional da Unimontes começa nesta quinta-feira, com mais de cinco mil inscritos e debates sobre qualidade de vida e bem-estar