O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), contribui com o município para a melhor capacitação dos profissionais da área da saúde. Neste sentido, o HUCF foi sede da primeira Oficina para Implementação do Projeto de Integração “Telessaúde e Regulação” em Montes Claros. Os trabalhos tiveram início ao final de março, com a participação de 49 profissionais que atuam em diversas unidades da cidade, e prosseguem em maio em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e do Governo do Estado – por intermédio da Superintendência Regional de Saúde.

Essa intervenção inicial teve como foco a apresentação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais e do Projeto “Tele REGMOC” (abreviação de “Telessaúde e Regulação”/Montes Claros), além de discutir o fluxo interno para a incorporação do referido projeto nas atividades rotineiras da área de saúde em Montes Claros. Outro ponto foi o treinamento no sistema de teleconsultoria para médicos – do próprio projeto.

Segundo Roberto Rodney Ferreira Júnior, diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF, a proposta da Oficina é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) para a implementação e ampliação das ações de telessaúde.

REDUÇÃO DE ENCAMINHAMENTOS

“O objetivo é reduzir os encaminhamentos de pacientes a consultas especializadas para a maior cidade do Norte de Minas. O Projeto contempla o uso do sistema de teleconsultorias assíncronas (com transmissão de dados) – já em funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde do município – para discussão dos casos clínicos dos pacientes que se encontram na fila de espera para consulta especializada”, afirma o diretor.

Ainda conforme Roberto Rodney Júnior, um novo fluxo será instituído para solicitação dos futuros encaminhamentos, incluindo a prévia realização de teleconsultoria. Em maio, nos dias 13 e 14, no auditório da Secretária Municipal de Saúde, acontecerá a segunda parte dos treinamentos.

ADAPTAÇÕES

Olívia Pereira Loiola, superintendente regional de saúde, afirma que dez Programas de Saúde da Família (PSFs) de Montes Claros já estão em fase de teste e adaptações. Os custos são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), intermediados pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS).

“A Superintendência apoia a Teleconsultoria, que já é aplicada em outras regiões e agora também chega a Montes Claros com o objetivo de reduzir as filas de espera das Unidades Básicas de Saúde e prestar um serviço especializado e mais ágil para a população”, afirma a superintendente.

A discussão do caso clínico nas teleconsultorias poderá, dentre outros aspectos, evitar o encaminhamento do paciente ou classificá-lo, quando necessário, por ordem de prioridade. Os debates envolverão médicos das Unidades Básicas de Saúde e os especialistas da Rede de Teleassistência de Minas Gerais, especialmente designados para este projeto.

O projeto-piloto será implementado em sete unidades de saúde com a inclusão de três especialidades iniciais: Endocrinologia, Ginecologia/Obstetrícia e Dermatologia.

“Esta ação é importante para reduzir os encaminhamentos de pacientes de consultas especializadas em Montes Claros e a capacitação dos profissionais para instituição do fluxo de novos encaminhamentos”, conclui Danilo Narciso, secretário-adjunto de saúde em Montes Claros.

O treinamento no sistema de teleconsultoria será estendido a todos os profissionais de saúde de nível superior da Unidade, para que alcançar todos os benefícios da incorporação dos serviços de telessaúde nas ações da Atenção Primária.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia