O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros, se prepara para o processo de Acreditação Nível 1. O objetivo é alcançar a excelência no atendimento em todas as áreas, como preconiza a Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Na tarde dessa quinta-feira (11/04), em reunião realizada no Salão dos Conselhos (prédio 5 do campus-sede) foi apresentado um plano de ação que está sendo desenvolvido por uma empresa de consultoria, ganhadora da licitação realizada pelo Hospital Universitário em dezembro de 2012. Participaram do encontro integrantes da gestão superior da Unimontes e do Hospital Universitário.

A apresentação foi feita pelo consultor Cláudio Medeiros, que pontuou as principais metas que deverão ser cumpridas por todos os setores e segmentos daquela unidade hospitalar. “As mudanças são extremamente necessárias para que o hospital receba a certificação pela qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado”, explica o consultor.

“É necessário que realinhemos o Hospital Universitário a uma nova concepção que estamos vivendo hoje. E para isso vamos contar com todos os participantes da administração superior da Universidade e do hospital, assim como dos conselhos superiores da instituição, para a tomada das decisões necessárias ao melhoramento do HU”, avalia o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

COMO FUNCIONA – A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde em uma ação coordenada por uma organização ou agência não governamental encarregada do desenvolvimento e implantação da sua metodologia. Tem caráter educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial.

Dentre as principais vantagens da Acreditação estão a segurança para os pacientes e profissionais; qualidade da assistência; construção de equipe e melhoria contínua; utilidade como instrumento de gerenciamento; e o estabelecimento de critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira.

ESTRATÉGIA – De acordo com o consultor Cláudio Medeiros, o processo de consultoria passará por quatro etapas: avaliação e planejamento,  implementação e resultados, checagem e avaliação da implementação e correção e ajustes nos modelos.

A previsão é que a consultoria seja implementada em no máximo dois anos, devendo contar com o envolvimento também de todos os administradores e profissionais de saúde do hospital universitário.