Pandemia é responsável pela maior produção nos seis primeiros meses deste ano

A produção de lixo hospitalar no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) da Unimontes cresceu 2,29% desde o início da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

Foram recolhidas 23 toneladas (23.740,200 kg) entre janeiro e julho do ano passado. E no mesmo período deste ano, 24 toneladas (24.284,380 kg). Em todo o ano de 2019, o HUCF recolheu 41.849,800 kg de lixo hospitalar, quase 42 toneladas.

Os dados são do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do HUCF e da Serquip Tratamento de Resíduos MG LTDA, empresa responsável pelo recolhimento do lixo hospitalar. 

O HUCF acompanhou a tendência do país na geração de lixo hospitalar, com aumento de 20%, somente no mês de julho em comparação a igual período do ano passado, segundo informações da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

A Abrelpe registrou queda, nos meses de abril e maio, de 17% e 4,6%, respectivamente, na geração dos resíduos hospitalares. A partir de junho, no entanto, a quantidade voltou a subir.

A entidade também ressaltou que a média diária de lixo hospitalar por pessoa infectada e internada para tratamento do Novo Coronavírus 19 tem sido de 7,5 quilos.

Servidor do HU há 28 e há dois como responsável pelo PGRSS, Edílson Antonio Pereira dos Santos explica que todo o material recolhido no HUCF é devidamente incinerado. “A empresa recolhe o material diariamente e procede dentro das recomendações ambientais. A cada 100 quilos de material incinerado é gerado 4 quilos de cinzas, que são encaminhadas pela própria empresa para Belo Horizonte para a destinação final”, destacou.

Outro ponto que o servidor destaca é o crescimento do lixo hospitalar. “Estamos em meio a uma pandemia e os hospitais tiveram um crescimento mesmo com atividades suspensas por consequência da Covid-19, e o aumento no número de usuários assistidos pelos hospitais. A prova é que nos seis primeiros meses deste ano, o lixo hospitalar gerado pelo HUCF superou o montante do mesmo período do ano passado”, ponderou.

Importante destacar que o Hospital Universitário Clemente de Faria segue, rigorosamente, durante o período de pandemia, todos os protocolos sanitários exigidos e preconizados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Relacionadas

Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente