Com o objetivo foi conhecer a estrutura física e as condições de atendimento à população beneficiada pelo único hospital do Norte de Minas a oferecer assistência 100% SUS, o promotor de Justiça, Jorge Victor Cunha Barretto da Silva, visitou o Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, na última semana. Ele é o responsável pela área de Defesa da Saúde, do Ministério Público de Minas Gerais na comarca montes-clarense.

A recepção para o encontro foi no Auditório “Professor Robson Vieira Porto”, com o reitor Antonio Alvimar Souza, a superintendente do HUCF, Priscilla Izabella Fonseca de Menezes, diretores e gestores das áreas assistencial e administrativa da unidade, além do assessor de Gestão Estratégica da Unimontes, Otávio Braga.

ASSISTÊNCIA

Na oportunidade, a superintendente e os respectivos gestores apresentaram os dados sobre a atual capacidade de atendimento da instituição, os serviços disponíveis, o resultado das ações estruturantes promovidas nos últimos anos. Em seguida, o representante do MPMG e gestão percorreram os setores da unidade.

A superintendente ressaltou o esforço e a dedicação de toda a equipe do HUCF em promover assistência com qualidade, que a população norte-mineira merece e precisa receber. “O Hospital Universitário, como instituição de ensino, pesquisa e assistência, atingiu em 2018, a marca de 540. 119 procedimentos médico-hospitalares, entre consultas, exames, cirurgias e partos. Os constantes investimentos em tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento profissional consolidam nosso compromisso em promover a humanização e qualidade de atendimento aos usuários do SUS”, destaca.

ESTRUTURA

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) integra a estrutura da Universidade Estadual de Montes Claros como Unidade Administrativa de Planejamento, Coordenação e Execução. Instituição de saúde eminentemente pública, com assistência prestada 100% pelo SUS, conjuga atividades de ensino, pesquisa e extensão e se destaca na prestação de serviços na área de saúde.

Com corpo clínico qualificado, é destaque pela promoção da saúde e constante busca do aprimoramento de seus processos, com foco no cuidado com as pessoas e no atendimento humanizado.

O hospital oferece atividades de ensino e de pesquisa, com a realização de programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional, cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, além do desenvolvimento de pesquisas e programas de Iniciação Científica.

As principais referências do HUCF são atendimento às gestantes de alto risco, vítimas de mordeduras de cães, gatos e acidentes causados por animais peçonhentos, vítimas de violência sexual, pacientes com transtorno mental, pré-natal de alto risco, clínica médica, AIDS, cirurgia geral, otorrinolaringologia, trauma nível II, ginecologia/obstetrícia, tuberculose e pediatria.

É detentor dos títulos de Hospital Amigo da Criança, Maternidade Segura e Prêmio Professor Galba de Araújo de 2006. Todos esses prêmios foram conquistados devido à qualidade da assistência prestada à mulher e à criança.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia