Sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Este é o principal objetivo da campanha da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, que o Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, promove a partir desta segunda-feira (21/9). A ação faz parte das atividades institucionais alusivas à Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que se estenderá até a próxima sexta-feira (25/9).
A proposta é de informar a comunidade universitária e o público em geral sobre a importância de ser um doador. Entre as ações, palestras, distribuição de cartilhas informativas, cultos religiosos, apresentação teatral, oficinas e mostras de trabalhos artesanais, todas alusivas à temática “doação de órgãos”. Os trabalhos também estão associados ao “Setembro Verde”, mês dedicado à informação sobre os processos de doação de órgãos e tecidos.
Em Montes Claros, nos últimos dez anos (2005-2014), foram realizados 704 transplantes, sendo 292 de córnea, 344 de rins e 64 de fígado, além de quatro de esclera ocular – a parte branca dos olhos. Os dados oficiais são da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do município.
AÇÕES
Coordenadora da Semana de Doação do HUCF, a professora Elaine Cristina Santos Alves, explica que toda a programação será realizada nas dependências do HU. “A campanha tem o objetivo de estimular a cultura de solidariedade dos profissionais de saúde, servidores e pacientes do HUCF sobre a doação de órgãos e tecidos para transplantes, mas com a responsabilidade de oferecer informações seguras sobre o processo como um todo”, convida.
Os trabalhos foram abertos nesta manhã, com a distribuição de cartazes, folders e fitas numa blitz educativa na portaria I, do HUCF. Em seguida, atrações musicais na Tenda da Saúde. Até as 19 horas, haverá uma nova blitz educativa.
Nesta terça-feira, às 9 horas, acontece o monólogo “Solidariedade”, com o arte-terapeuta Adílson Cardoso, do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HUCF. De 14h às 16h, serão realizadas ações pontuais com pequenos grupos como forma de conscientizar os profissionais de saúde, acompanhantes e familiares de pacientes sobre a campanha. O Projeto Alegria & Cia/Doutores do Riso é parceiro nos trabalhos.
Na quinta-feira (24/9), haverá atividades manuais na Tenda da Saúde e, no dia 25/9, às 9 horas, culto ecumênico em Ação de Graças; às 10h30, palestra com o tema “Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos”, com o médico da CNCDO/Montes Claros, Murilo Veloso Lages.
COMISSíO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO
A Comissão para Transplante é obrigatória em todos os hospitais com mais de 80 leitos, conforme Portaria 1752/GM, de setembro de 2005. No HUCF, a Comissão foi instituída em 2007, pela Portaria nº 1262/2006, que estabelece as atribuições, deveres, indicadores de eficiência e potencial de doação de órgãos e tecidos para estas comissões.
Em Montes Claros, atualmente, existe uma fila de espera para transplantes, com 280 pacientes à espera de rim (269), fígado (5) e córnea (6), segundo dados da CNCDO.
SERVIÇO
Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos
Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF
Período: 21 a 25 de setembro
Local: HUCF – Avenida Cula Mangabeira, 562, Bairro Santo Expedito
Telefone: (38) 3224-8375
Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos
(38) 9977-0631 | (38) 3229-2097 | 3213-3676