– 167 casos atendidos em 2018. Em 2019, já foram 40 casos –

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) ampara as mulheres que sofrem com as agressões físicas e sexuais. O atendimento é oferecido, gratuitamente, pelo Serviço de Assistência às Vítimas de Violência Física e Sexual, que funciona em área anexa à maternidade do HUCF, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O serviço especializado realiza, em média, 14 atendimentos por mês. Em 2018, foram 167 pessoas atendidas. Em 2019, já foram registrados 20 casos em janeiro, mesmo número de fevereiro. Além de mulheres em situação de violência física e sexual, o serviço recebe crianças e adolescentes, de zero a 17 anos, que enfrentam agressões físicas ou sexuais.

“A mulher em situação de violência física e sexual fica muito fragilizada. Então, é muito importante que ela possa recorrer a um local de referência como o HUCF, onde é oferecido o acolhimento de forma digna e respeitosa”, afirma a socióloga Theresa Raquel Martinez, que atua no ambulatório especializado do Hospital Universitário. Ela ressalta que as pessoas assistidas ali têm a garantia de total sigilo nas informações fornecidas, com seus nomes e demais dados devidamente preservados.

ENCAMINHAMENTO

Theresa Martinez lembra que a assistência às mulheres em situação de violência é oferecida por equipe multidisciplinar devidamente capacitada para o atendimento especializado, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, sociólogos e assistentes sociais. As vítimas são encaminhadas por meio dos órgãos que atuam na prevenção e no combate à violência contra a mulher e contra as crianças e adolescentes, incluindo a Policia Militar, a Delegacia Especializada da Mulher e os Conselheiros Tutelares dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Por outro lado, explica a socióloga, as vítimas, de forma espontânea, também podem se dirigir diretamente ao ambulatório especial do Hospital Universitário, sendo igualmente atendidas e acolhidas.

A unidade especializada oferta também o trabalho de profilaxia para as vÍtimas de violência sexual, com a entrega gratuita de antirretrovirais para o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, distribuídos pelo Ministério da Saúde. Conforme protocolo, os medicamentos devem ser usados dentro do prazo de 72 horas para alcançar a eficácia. Por isso, é importante que as vítimas procurem o atendimento dentro do prazo mais curto possível.

Assistência às Vítimas de Violência Física e Sexual
Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF